quinta-feira, 30 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul ( quinta-feira 30/07/2009)

Os nossos desafios
“De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro”.

Mensagem
O sorriso é a manifestação dos lábios, quando os olhos encontram o que o coração procura.


Morrer ou viver!?

“Uma senhora, ao responder por quanto tempo pretendia trabalhar, disse com toda a convicção: “Até os 100 anos”. O repórter, provocador, insistiu: “E depois?”. “Ué, depois vou aproveitar a vida”. É de se comemorar que as pessoas aparentem ter menos idade do que realmente têm, e que mantenham a vitalidade e o bom-humor intactos – os dois grandes elixires da juventude. No entanto, cedo ou tarde, envelheceremos todos. Não escondo que isso me amedronta um pouco. Ainda não cheguei perto da terceira idade, mas chegarei, e às vezes me angustio por antecipação com a dor inevitável de um dia ter que contrapor meu eu de dentro com meu eu de fora. Rugas, tudo bem. Velhice não é isso, conheço gente enrugada que está saindo da faculdade. A velhice tem armadilhas bem mais elaboradas do que vincos em torno dos olhos. Ela pressupõe uma desaceleração gradativa: descer escadas de forma mais cautelosa, ser traída pela memória com mais regularidade, ter o corpo mais flácido, menos frescor nos gestos, os órgãos internos não respondendo com tanta presteza, o fôlego faltando por causa de uma ladeira à toa, ainda que isso nem sempre se cumpra: há muitos homens e mulheres que, além de um ótimo aspecto, mantêm uma saúde de pugilista. A comparação com os pugilistas não é de todo absurda: é de briga mesmo que estamos falando. A briga contra o olhar do outro. Muitos se queixam da pior das invisibilidades: “Não me olham mais com desejo”. Quem viu o filme “Fatal” deve lembrar do professor sessentão, vivido por Ben Kingsley, que se apaixona por uma linda e jovem aluna (Penélope Cruz) e passa a ter com ela um envolvimento que lhe serve como tubo de oxigênio e ao mesmo tempo o faz se confrontar com a própria finitude. No livro que deu origem ao filme, “O Animal Agonizante”, de Philip Roth, há uma frase que resume essa comovente ansiedade de vida: “Nada se aquieta, por mais que a gente envelheça”. Essa é a ardileza da passagem do tempo: ela não te sossega por dentro da mesma forma que te desgasta por fora. O corpo decai com mais ligeireza que o espírito, que, ao contrário, costuma rejuvenescer quando a maturidade se estabelece. Como compensar as perdas inevitáveis que a idade traz? Usando a cabeça: em vez de lutarmos para não envelhecer, devemos lutar para não emburrecer. Seguir trabalhando, lendo, se relacionando, se interessando e se renovando. Porque, se emburrecermos, aí sim não restará mais nada”.

A filha de Lula
Lurian, que é filha de Lula e ocupa a função de secretária municipal no município de São José, tem sido motivo de comentários de colunistas como Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. O prefeito Djalma Berger, que não dá ponto sem nó, deu uma cartada e certamente irá colher bons frutos pela gentileza concedida. Fala-se, inclusive, que Lula já sonha com a possibilidade de ver a filha candidata pelo PT nas próximas eleições. Resta saber como irão se desenrolar os apoios, já que tanto Ideli Salvatti (PT) quanto Dario Berger estão ou serão candidatos ao governo do Estado. Ou quem sabe, como alguns já ventilam, haja uma composição com Dario e Ideli, e Lurian, então, seria deputada ou secretária de Estado. Fazer conjecturas em política é uma coisa muito, muito normal!

Bons modos
“Olá, Deka May, primeiro quero lhe mandar um abraço e também para seu pai e nosso ex-prefeito Paulinho May. Ele e todos os mais experientes sabem que tudo que acontece na vida é um aprendizado. Nas adversidades, às vezes se aprende até mais rápido do que na bonança. Falo isso em relação a essa gripe H1N1. Apesar da iminente epidemia mundial, uma coisa teve de bom nessa história. Voltou-se a falar em bons modos. Parafraseando o Lula, “nunca antes na história desse país” se falou tanto de uma coisa que já deveria ser costume.

Que é lavar as mãos frequentemente, não espirrar na direção das pessoas, usar lenço, enfim, higiene sempre.
Já que higiene e bons modos estão em voga, não custa aproveitar a onda e dizer:
- que não se come de boca aberta;
- dar bom-dia não dói;
- por favor, então, não mata;
- escovar os dentes após as refeições não dá dor de barriga;
- comer de boca aberta não é charmoso;
- debruçar em cima das refeições em restaurante a quilo, respirando em cima da comida e deixando cabelo cair dentro dos pratos não emagrece;
- parar antes da faixa de pedestre, para que o transeunte possa atravessar, não engorda;
- ajudar o colega de trabalho numa tarefa não dá câimbra;
- falar não para filhos não os traumatiza, ao contrário, os educa;
- ser gentil e cavalheiro não é frescura;
- ar-condicionado tem filtro e deve ser limpo ou trocado;
- por incrível que pareça, aparar as unhas não faz mal algum. Grande abraço do leitor Júlio César Carvalho, um jovem ancião”. Tá certo, e a gente, claro, agradece a gentileza recebida.

Livre arbítrio
“O tal do livre arbítrio é um negócio muito sério mesmo. Ao nascer, o homem recebe de Deus o direito de decidir sobre seus caminhos e, para tanto, ganha uma inteligência tida como superior, uma boa dose de sensibilidade. E isso é o livre arbítrio. Se o homem souber usá-lo, ou seja, se acionar racionalmente a sua inteligência, se conseguir captar todas as coisas transcendentes que nos envolvem e se tiver dignidade suficiente para viver uma paixão acima de qualquer temporalidade, será, então, feliz”.

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm

terça-feira, 28 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (terça-feira 28/07/2009)

As nossas conquistas
"Nada mais sou que o reflexo das minhas atitudes, o fogo das minhas paixões, o suspiro dos meus amores , a esperança dos meus desejos , a determinação das minhas buscas , a espera das minhas angustias , as lagrimas dos meus sofrimentos , a construção dos meus sonhos , o carinho da minha família e amigos , a vitória das minhas conquistas, o orgulho de ter chegado onde cheguei e a satisfação de ser quem eu sou...."

Mensagem
"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso dar apenas, boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que a vida faça o resto..."


Olhe para Deus

"Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:

Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me.Aí, então, derrame uma lágrima.

Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar.Mas, de vez em quando, dê uma olhadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas? Então ore para que nós vivamos como quem sabe que vai morrer um dia!!!"

Visão realista
“Bom dia Deka May! Sou leitor assíduo da sua coluna e acho que é o espaço mais democrático na mídia tubaronense para que um assunto como a Gripe Suína seja debatido! O número de mortes só vem aumentando cada vez mais, sem parar, no Brasil inteiro e o que não podemos fazer é sermos omissos e permitirmos que hospitais ajam com negligência, se negando a fazer os devidos exames em pacientes que apresentam os sintomas! Todo mundo sabe que nos hospitais, principalmente os públicos, o tratamento é na base do “isso não é nada”... a mídia tem que ficar de olho, cobrar deles que façam os exames e que tenham mais fraternidade com os pacientes, afinal somos todos humanos e estamos vivendo não um surto, mas uma epidemia global. Abraços do seu leitor - João Vitor de Oliveira”

Eficiência e dedicação
Como criticar é bem mais fácil do que elogiar, vai aqui um justo reconhecimento ao Secretário de Serviços Públicos de Tubarão, Fabiano Bittencourt, e claro, a sua eficiente equipe de assessores e funcionários. Tem sido comum ouvir elogios desprovidos de que a cidade esta com uma melhor aparência, com um aspecto mais “saudável”. Além disso, muitas idéias e projetos estão sendo implementados pela eficiente equipe das adoráveis Jussara, Edna e Simoni. Fazer justos elogios é uma obrigação...

Caça aos Comunistas
“Amigo Deka May. Na sua coluna desta segunda feira você mencionou o nome de Valdinho Gelosa. Ele é o filho do Valdo Gelosa que trabalhou no Banco do Brasil? Se for, serviu o exército comigo, no tempo da revolução, quando atravessamos o sul de SC, montados naqueles caminhões antigos norte americanos, atrás de comunistas (nem sabíamos o que era aquilo).

Tenho até um livreto escrito por um sargento à época. Abraços - Mário Menezes”. Então Mario, é este Valdinho mesmo a que te referes, filho mais velho do seu Valdo e da Dona Maria, e segundo consta, ele a muito largou sua busca incessante aos comunistas.

O rugido do Leão
No jogo de domingo entre Hercílio Luz e Prospera aconteceu um lance inusitado na hora da cobrança do pênalti a favor do time tubaronense. O técnico Grizzo, a beira do gramado, indicava com as mãos que o numero 9 do time, o centroavante Edson Bugrão deveria cobrar a penalidade. Só que o obstinado jogador Rodrigo Silva, o camisa 10 chamou a responsabilidade pra si. Triste decisão! E assim, em meio a discussão o lateral Hudson, entrou na parada na certa dizendo: “nem um, nem o outro...deixa que eu bato!” Mas, o camisa 10 cotovelou, ajeitou a bola e...Deus do céu!!! Deu um petardo de uns 100 metros de altura. Se por ali passasse um urubu - teria sido atingido! Ora, ora!!! A partir dai o time do Hercílio que até então vencia de um a zero, descambou, e acabou perdendo de dois a um. O que era pra ter sido uma vitória fácil virou uma triste decepção. Então eu pergunto: Onde será que andam os nossos urubus??? Da próxima vez, quem sabe, eles aprecem, e quem sabe, nos trazem mais sorte. Ruge Leão..ruge!!!

Tiro ao alvo
A revista Veja dessa semana dedicou sua capa e uma extensa matéria com um cunho devastador sobre aquele que é considerado o maior partido do país, o PMDB. Uma das figuras que mais admiro no cenário político brasileiro é o senador gaúcho Pedro Simon, que é um peemedebista histórico. E talvez seja ele um dos poucos, se não o único a ser poupado dos tais “medalhões” deste partido. Poucas foram às vezes que vi manifestações tão graves quanto às contidas na matéria, como estas: “O PMDB usa a sua força para promover a corrupção, o compadrio e o nepotismo. O MDB foi à encarnação do bem no combate à ditadura. Ganhou um P e virou a encarnação do mal da democracia”. Apesar disso – pois, seria cinicamente impensável escrever “por causa disso”- o partido é alvo de cobiça. Está no governo Lula assim como esteve em todos os governos nos últimos 24 anos. Se nenhuma turbulência ocorrer, já se prepara para participar do futuro governo eleito em 2010. (...) O PMDB é um partido sem identidade ideológica, sem espinha dorsal programática, o que facilita as conversas na linha “hay gobierno, estoy dentro.” (...) A voracidade do PMDB, símbolo da resistência democrática convertido ao fisiologismo, transformou-se num paradoxo político. Sem ele, não se governa. Com ele, abre-se a porteira para a corrupção e o clientelismo.”

Fonte:
http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (segunda-feira 27/07/2009)

Os olhos da alma
"Se ao me olhares
Conseguires ver apenas o meu sorriso
É porque vês a minha alma...
Mas, se ao me olhares
E se o seu coração sorrir...
É porque sua alma olha a minha!"
Mensagem
"Muito engraçado você pensar que o mundo é do seu jeito, ele não é! E muito menos gira em torno do seu umbigo".


O povo unido

Passo adiante um texto que deveria ser lido e compreendido por todos, mas infelizmente servirá para alguns poucos: “Nunca fui capaz de gritar em comícios “O povo unido jamais será vencido”. Primeiro, porque não sei o que é povo. Segundo, porque tenho medo de que o povo vença. É o povo que escolhe quem serão seus líderes, e também de forma democrática os seus bandidos, criminosos e corruptos. E que não digam que o faz por ignorância. O povo se vende fácil. E, terceiro, porque não é verdade que “o povo unido jamais será vencido”. Assisti pela TV a uma entrevista com Esquivel, prêmio Nobel da Paz. E, seguidamente, ao ser perguntado sobre que tática adotar diante dos absurdos dos governos, ele respondia: Que o povo diga não! Aí fiquei a perguntar: que povo? Onde ele se encontra? Dizer não de que forma? Lembrei-me de um encontro acidental que tive com meu amigo Paulo Wright, morto pelos militares. Eu passava pela Praça da República, em São Paulo, e ouvi alguém que me chamava: “Rubem, Rubem”. Era ele! Estava na clandestinidade. A sorte dos clandestinos já estava selada. A ditadura havia triunfado. Era só uma questão de tempo... Mas ele se segurava numa esperança absurda: O povo vai se levantar. Mas o povo tem medo. Ele só fica valente em grandes demonstrações. O povo não se levantou. Ele foi morto”. Do livro “Ostra feliz não faz pérola”, do filósofo e teólogo Rubem Alves.

Viver sabiamente
“O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas está no viver sabiamente e seriamente o presente momento”. (Sidarta Gautama)

Mulheres solteiras
“Em tese, deveria ser esta a condição das mulheres solteiras dentro da Constituição Federal:

ART 1º - Eu pego, mas não me apego!

ART 2º - Sócia não queima sócia... Afinal, somos uma cooperativa!

ART 3º - Figurinha repetida... Não completa álbum! A menos que seja premiada!

ART 4º - Metades da laranja?... Só com vodka!

ART 5º - Dia dos Namorados só se comemora num dia... Dia dos Solteiros? O resto do ano!

ART 6º - O pra sempre, sempre acaba!

ART 7º - Sem mentiras, você é solteira!

ART 8º - Namorar sempre tem um lado bom! Ser solteira... tem milhares!

ART 9º - Se divirta com os errados enquanto não acha o certo!

ART 10º - E, finalizando, amiga...

Mão do lado esquerdo do coração e cantando o hino:

“Agora eu sou solteira e ninguém vai me segurar... daquele jeito!”

Cães envenenados
O leitor Gabriel Mateus enviou e-mail indignado com uma das tais fotos que mostram dois idiotas torturando e sacrificando filhotes de cães. Um negócio absurdo que já há algum tempo circula na internet. Claro que eu aqui não vou mostrar essa coisa, mas faço questão de comentar porque na sexta-feira à noite, quando fui ao Supermercado Angeloni, encontrei duas leitoras, também minhas eleitoras, que muito incisivamente me cobraram sobre a situação do canil público. E elas então me relataram que no bairro Revoredo vários cães estão sendo envenenados. E agora? Quem os mata, na verdade é porque já não os suporta mais, seja por crueldade, impaciência, sujeira ou inúmeros outros motivos. De qualquer forma, é um ato repugnante e seria evitado se já tivéssemos um Centro de Controle de Zoonoses, referência que, pessoalmente, acho mais conveniente do que Canil Público. Mas, enfim, sem parar de lutar por uma solução, acredito, mesmo carregando este sentimento de “eunuco”, que muito em breve este drama possa ser definitivamente resolvido. Tenho certeza de que vai...

Conversa no supermercado
Ainda na sexta-feira encontrei no supermercado os amigos Tadeu Bongiolo, Valdinho Gelosa, o secretário de Indústria e Comércio Estener Soratto e o adjunto Albertinho Botega. Com estes dois últimos eu comentava sobre a questão do canil. E justifiquei: “Quem bota a cara pra bater somos nós! Daqui a pouco quem vai começar a bater sou eu!!! Não vejo outra saída!” Já com os amigos Tadeu Bongiolo e Valdinho a conversa, essa mais amena, foi sobre a promoção do azeite de oliva, eleições de 2010, custo de vida, passado, futuro etc... Nada melhor do que um bom bate-papo!

A porca de Barrichello
E quem poderia imaginar que uma porca, ou uma mola, vinda do carro de Barrichello, acertaria a cabeça do seu compatriota? Era só o que faltava! Mesmo involuntariamente Rubinho acabou causando um estrago. Desta vez, em quem será que ele irá colocar a culpa? Foi um acidente terrível, e mesmo diante de tanto azar acho que Felipe Massa, se escapar sem sequelas, deverá, desde já, se considerar um cara de muita sorte. Era pra ter morrido só com a “pedrada” na cabeça! Mas ainda acho que a verdadeira culpada foi aquela “nuvem de azar” que não se cansa de acompanhar o nosso pé de chinelo Rubinho Barrichello. De tão azarado, já ta conseguindo jogar “ziquizira” pra cima de terceiros. Xô, coisa ruim...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (sexta-feira 24/07/2009)

Humor negro
Os leitores que não perdem uma piada me mandam e eu, sem ter muito o que fazer, acabo dividindo. Então vejam essa: "O Michael Jackson não vai ser cremado. Como é feito 86% de plástico, será reciclado na fábrica da Lego. Assim ele pode continuar a brincar com as crianças..." Fazer o quê...
Mensagem
“Há muita gente que confunde memória curta com consciência tranquila”.
O leão apaixonado
Certa vez um leão se apaixonou pela filha de um lenhador e foi pedir a mão dela em casamento. O lenhador não ficou muito animado com a ideia de ver a filha com um marido perigoso daquele e disse ao leão que era uma honra, mas muito obrigado, não queria. O leão se irritou; sentindo o perigo, o homem foi esperto e fingiu que concordava:
_ É uma honra, meu senhor. Mas que dentões o senhor tem! Que garras compridas! Qualquer moça ia ficar com medo. Se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras.
O leão apaixonado foi correndo fazer o que o outro tinha mandado; depois voltou à casa do pai da moça e repetiu seu pedido de casamento. Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau e tocou o leão para fora de casa.
Moral da história:
Quem perde a cabeça por amor, sempre acaba mal.
Aeronaves
O querido amigo Albertinho Botega justificava por estes dias que foi mal interpretado, inclusive por mim, com relação a uma suposta sugestão que ele teria feito para a reabertura do aeroporto de Tubarão. A ideia original é de que enquanto não houver uma definição da utilização daquela área, que ela possa servir, após uma análise apurada, para receber pequenas aeronaves de uso executivo. E explica: “Dias atrás um alto executivo das Lojas Marisa e outros seis colaboradores pousaram no aeroporto de Jaguaruna. Uma hora depois e 600 reais investidos eles chegaram a Tubarão em dois táxis. Ao saber que havia um aeroporto a pouco mais de duzentos metros do Farol Shopping, o executivo se indignou, dizendo que isto era uma grande burrice, e que a cidade haverá de perder muitas oportunidades de negócios por culpa deste equívoco”. Dito isso, Albertinho espera agora ter esclarecido de vez todo aquele bafafá gerado, e justifica dizendo que acha um desperdício deixar aquela área abandonada, servindo como pasto para alimentar gado. É, por este prisma, Albertinho realmente tem razão.
A pizza
De tantas andanças por este Estado o deputado Joares Ponticelli viveu por estes dias uma história engraçada. Ao chegar a seu apartamento em Florianópolis, resolveu pedir uma pizza. Meia hora após fazer o seu pedido ele recebe uma ligação em seu celular da pizzaria do Dilson, em Tubarão, dizendo que eles não estavam encontrando a rua Padre Roma, endereço indicado para a entrega. Só aí o deputado se deu conta do que havia acontecido. Chegou em casa em Florianópolis e, sem se dar conta, pediu uma pizza em Tubarão. A saída encontrada pelo deputado foi mandar debitar a pizza em sua conta e doá-la a alguém que ali chegasse, sem dinheiro e com fome.
Mais um candidato
O radialista, apresentador e colunista Arilton Barreiros disse em seu programa de rádio esta semana que foi convidado para ser candidato a deputado estadual pelo PTB. Acredito que depois de uma vida inteira dedicada à imprensa, ao povo tubaronense e com uma história de inúmeros serviços prestados, Arilton deveria colocar seu nome à disposição dos eleitores para que eles possam, enfim, retribuir. Seria uma boa forma de receber de volta a gratidão merecida. Ser candidato é um ato de coragem, eis aí uma enorme oportunidade ao nosso notório e respeitado homem da imprensa tubaronense.
A graça recebida
O bom amigo e colunista político do Diário do Sul Álvaro Lopes foi durante longos 20 anos vereador em nossa cidade. E assim, com seu jeito brincalhão, ele é cheio de histórias, e todas sempre muito engraçadas. No início da semana almoçávamos no Restaurante Popular, do não menos popular Ademarzinho, e então Álvaro dizia: “No tempo em que era vereador eu não só conseguia os ônibus como viajava junto com o grupo até a cidade de Aparecida do Norte. E ainda, na volta, eu fazia um churrasco de confraternização”. E na despedida, ele alertava aos companheiros e companheiras: “Olha, na hora de votar não esqueçam de mim, só assim suas graças serão atendidas”. Nada como ser gentil e solícito na hora de atender seus eleitores. E, claro, tem que saber fazer valer o esforço e o empenho desprendido.
Os casos de gripe
"Boa tarde, Deka May. Venho por meio dessa esclarecer uma informação repassada em sua coluna no dia de ontem (23/07/2009), que relata uma denúncia de que na PróVida havia nove casos do vírus H1N1 confirmados e que não estaria sendo divulgada tal informação. Esclareço que a PróVida está devidamente orientada sobre as condutas a serem tomadas quanto ao atendimento da gripe H1N1 e que existe uma "rotina" estabelecida pelo Ministério da Saúde (Vigilância Epidemiológica) para comunicação dos casos suspeitos a esse órgão, não sendo verdade o que foi relatado no e-mail recebido e divulgado na sua coluna. Agradeço desde já sua atenção, Clínica PróVida Ltda. - Fábio Vandresen - gerente - CRC/SC 22539/0-6 (48) 3631-1554". Nada melhor do que o necessário esclarecimento. Fico, junto com os tubaronenses, imensamente grato pela gentileza.
Aniversário
Hoje tenho dois compromissos de amigos que comemoram seus aniversários. O amigo Júnior, leia-se JF Guinchos, faz uma festa entre amigos e familiares na Hangar Eventos. E o amigo Dany Mendes recebe uma boa rapaziada e um grande número de mulheres lindas e perfumadas na Afuc. Um brinde os bons amigos...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (quinta-feira 23/07/2009)

O encontro
Prefeito Brunel e Pepe Collaço irão vistoriar juntos, hoje às 11 horas, 15 minutos e 45 segundos o local, no final da Avenida Marcolino Martins Collaço, onde se pretende construir a ponte ligando os municípios de Tubarão e Capivari de Baixo. Em seguida fazem á mesma vistoria na margem do município irmão e vizinho. É o sonho começando a virar realidade...É isso ai!!!

Mensagem

"Meu Deus, se errarmos, faz-nos querer mudar - se tivermos razão, daí nos força para vivermos com isso."


Manter-se jovem

“1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda sempre: Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.

“Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.” E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas.

5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto.

Ria até lhe faltar o ar. E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele ou ela!

6. Quando as lágrimas aparecerem, agüente, sofra e ultrapasse.

A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios.

Viva enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama: Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.

O seu lar é o seu refúgio

8. Tome cuidado com a sua saúde:

Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhorá-la , procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas não para onde haja culpa

10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.

E, se não mandar isto a pelo menos quatro pessoas - quem é que se importa?

Serão apenas menos quatro pessoas que deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua.

Mas se puder pelo menos partilhe com alguém! “De nada vale a pena se não tocarmos o coração das pessoas.”


Vergonha nacional
Recebo, me indigno e repasso: “A graxa na câmara dos deputados: Os sapatos dos nossos parlamentares e respectivos asseclas devem brilhar mais que as “barrigas inchadas e verminadas” das nossas crianças famintas. Acredite se quiser, o presidente da Câmara Federal dos deputados em Brasilia, quer todos os parlamentares, assessores e funcionários da casa de sapatos reluzentes. Acaba de abrir uma licitação para contratar serviços de engraxataria no prédio, num total de R$ 3,135 milhões por 12 meses, o que dá R$ 261 mil por mês ou ainda, R$ 8.700 mil por dia. O valor diário equivale à alimentação de 174 famílias, pelas normas do tal fome zero! A custos da iniciativa privada são mais de 3500 pares de sapatos engraxados diariamente. Pode? Por que esses caras não pagam o engraxate?Além de pagarmos seus salários e despesas astronômicas ainda temos que pagar para engraxarem seus sapatos? É pessoal, os palhaços somos nós. Temos que pagar projetos como o fome zero e com os sapatos desengraxados, ou pior, sujos com toda essa lama, ainda temos que pagar para limpá-los. Dra. Maria da Gloria Bessa Haberbeck - OAB 3515.” Isso, como dizem, é Brasil!!!


A qualidade da obra
“Caro amigo Deka May - Fiquei contente por tua visita em meu bairro, como de muitas outras oportunidades usei este recurso por e-mail para poder relatar, sugerir ou até mesmo questioná-lo, e sempre com respostas inteligentes e sensatas do meu representante na câmara, hoje eu te pergunto sobre a matéria da Avenida Pedro Zapelline. O lado que esta já asfaltado vai ficar assim como está? Asfaltamento sinuosa, grande números de bocas de lobo muito baixas possibilitando acidentes aos motociclistas, e em muitas esquinas sem acabamento asfáltico, buracos reparados e mal feitos quando altos e com desníveis etc. Nos preocupa esta qualidade da tal empreiteira que realiza este serviço na Pedro Zapelline. Foi um azar nosso moradores quanto a esta empresa vencedora? E a qualidade das ruas que foram realizadas pelas empreiteiras Pedrita e a Setep cito pelas obras feitas na rua Rui Barbosa ou aquela feita na Teodoto Tonon, coisa bem feita e com capricho. Amigo feio é errar mas persistir sem remediar também é. Abraços de um morador que fica triste ao ver esta obra que poderia ser um cartão postal na cidade, ser feita assim parece ser pouco interesse ou competência pela referida empreiteira ou da prefeitura – (roger.tb@gmail.com)” O amigo e leitor Rogério tem toda a razão. Resta agora que a empreiteira A. Mendes faça a sua parte, e nos entregue a obra nas condições que foram contratadas. Se isso não acontecer, teremos ai sim, como questionar e tentar resgatar os prejuízos. Sinceramente espero que isso não seja preciso!

Ventilando

Amanhã o Hotel Sandrini na Guarda receberá a caravana do Partido Progressista. O evento tem inicio as 9 da manhã e contará com a participação de lideranças do partido, prefeitos, vereadores e correligionários.

Já são inúmeras as internações no Hospital de Tubarão de pacientes com suspeita da gripe suína. Resta agora que tomemos nós os devidos cuidados para evitar uma pandemia. E sabe-se, o risco é grande...

Dom Jacinto Bergmann será homenageado hoje às partir das dez da manhã na sala de atos da prefeitura municipal pelo prefeito em exercício Pepe Collaço. Tal tributo é mais que merecida...

A vitória no ultimo domingo mostrou que o Leão do Sul está indo no caminho certo. O time tem conseguido conquistar bons resultados e tem nos dado muitas esperanças para conseguir alcançar a segundona. Tudo isso através do enorme esforço de sua diretoria e dos inúmeros parceiros, patrocinadores e colaboradores. E claro, da fiel torcida...

O vereador Edson Firmino do PDT parece estar com vontade de viver uma grande aventura. Fala-se de sua candidatura a deputado federal. Esforçado em bem intencionado será certamente um bom candidato. Já vale pela coragem. Ta certo...

O bom amigo Dany Mendes faz aniversário no sábado, mas os amigos, comandados pelo nosso irreverente e fiel escudeiro Berola prometem uma festa surpresa amanhã. O problema e que agora a surpresa já era...já foi!!!

Muitos são as delicias e sabores do novo restaurante "Na Tabua" localizado na beira rio, na Rua Lauro Müller, próximo ao colégio São José. O local foi recentemente inaugurado onde funcionava a antiga sede da associação dos funcionários da prefeitura de Tubarão. Vale a dica, já que os elogios não param de chegar. E a gente tem que elogiar é claro!!!

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm

terça-feira, 21 de julho de 2009

Coluna Deka Day do Jornal Diário do Sul ( terça-feira 21/07/2009)

Pneumonia
No hospital, o doente estava preocupado. - "O senhor tem certeza de que é pneumonia, doutor? Já ouvi falar de que casos em que o médico tratava o doente de pneumonia e ele acabava morrendo de outra coisa". "Não se preocupe", disse o médico. - "Quando trato de um doente com pneumonia, ele morre apenas de pneumonia!".
Mensagem
"Pior que o inimigo que fala, é o amigo que cala." Provérbio Árabe


A existência da alma

“O que se perde em negar a existência da alma? Os gregos, muito antes de Sócrates e talvez mesmo antes de Pitágoras, já a tinham inventado, sem falar nos egípcios, que acreditavam numa vida “post mortem”, mas com o corpo também e, por isso, faziam-se embalsamar. Essa visão do homem como ente, ao mesmo tempo terrestre e celestial, irá ganhar consistência teórica na filosofia de Sócrates e, sobretudo, na de Platão. Essa visão platônica da alma influiu na visão do cristianismo e, consequentemente, na teologia da Igreja Católica. Negamos a alma porque somos herdeiros do progresso econômico e científico que nos revelou a lógica material da natureza e da vida. O homem inventou Deus para que este o criasse? Se sou filho de Deus, tenho uma alma divina que me torna imortal. E é isso, essa capacidade de se inventar que nos distingue dos outros animais. Filho de Deus mesmo ou inventado por si mesmo, a verdade é que o homem necessita de transcendência e busca a eternidade. Por isso, precisa da alma, uma vez que o corpo, após a morte, vira pó”. Esta magistral e apoteótica inspiração faz parte de um artigo do inspirado Ferreira Gullar.

O medo da gripe
O medo da tal gripe suína, que já chegou à nossa região, pode ser notado mais facilmente. As pessoas não estão mais preocupadas com a doença, o que querem saber agora é quais são os cuidados que devem ser tomados em caso de contágio. Já está claro que a coisa saiu do controle e que agora cabe apenas tentar evitar o mal maior. O conselho dos especialistas é de que, inicialmente, ela deve ser tratada com os medicamentos da gripe comum. E, na dúvida, procurar um médico o quanto antes.

Parem de reclamar
Estes dias ouvi uma boa que serve na medida para aqueles que vivem a reclamar da vida: “Não diga a Deus que você tem grandes problemas – diga aos seus problemas que você tem um grande Deus!” Volta e meia eu brinco dizendo que Deus já deve estar de saco cheio de ouvir tantas reclamações e pedidos. Acho que sua caixa de e-mails e correio já devem estar superlotados. Se as pessoas reclamassem menos e se dedicassem mais a cumprir seus deveres, teriam menos problemas, ganhariam mais, seriam mais felizes e satisfeitos e não teriam tanto tempo para reclamar. Mas como é mais fácil arranjar um culpado, dá-lhe reclamação!!! Que Deus tenha muita paciência...

Indignação e medo
Esta carta foi colocada dentro da minha caixa de correio: “Caro amigo Deka May. Sou um leitor assíduo de sua coluna no jornal, e venho através desta expressar toda minha indignação sobre uma matéria que saiu no jornal dizendo que a proprietária de uma loja conhecida do centro da cidade estava trabalhando para colocar um posto policial no calçadão porque roubaram uma bolsa em uma loja, mas cerca de 10 minutos após o furto eles pegaram o ladrão. Me indignei com isso, pois trabalho em um estabelecimento comercial, perto da ponte do Morrotes, em Oficinas, e perto também de uma tradicional boca de fumo, o “beco da Valdete”, onde no ano passado e nesse ano aconteceram vários assassinatos, roubos, além do tráfico de drogas que rola livre nessa região. É um verdadeiro caos e nem sequer temos um carro policial para nos dar um pouco de segurança e tranquilidade. Esse é um desabafo e meu apelo às autoridades responsáveis de Tubarão. Desde já agradeço sua atenção. Assinado: um cidadão anônimo, revoltado e com medo”. Eis aqui o sentimento que não é solitário. Infelizmente vivemos um momento delicado e de extrema apreensão. Não existem milagres, e a violência tem motivos complexos. Mas enquanto isso, que pelo menos o Estado atue de forma rigorosa na tentativa de prevenir e coibir toda esta violência que não se cansa de invadir nossas vidas. É um negócio muito sério...

Não pagou
A pergunta que muitos se fazem é: “Estaria Romário sem dinheiro para pagar a pensão da ex-mulher e dos filhos?” Na semana passada ele dormiu uma noite na prisão e foi solto no dia seguinte após acertar o pagamento do valor devido. Era algo em torno de R$ 86 mil. Romário deve ter uma fortuna de dezenas de milhões, e parece estar enrolado e cheio de problemas, fofocas e dívidas. Celebridades também não estão livres de encrencas. E quanto mais dinheiro, maior o rolo...

Avon
Essa vale como curiosidade. A Avon é vendida no mundo inteiro e tem um exército de 5 milhões de revendedoras. Pra quem não sabia, como eu, esta história começou em 1886, em Nova York, quando um vendedor de livros teve a ideia de distribuir frascos de perfume como brinde aos seus clientes. Ao constatar que as fragrâncias faziam mais sucesso que os clássicos da literatura, mudou de ramo. Convocou uma dezena de mulheres para vender seus produtos e colocou o nome da empresa em homenagem à cidade natal do escritor William Shakespeare. No Brasil, a Avon desembarcou em 1959 e desde então tem sido um enorme sucesso de vendas.

O ovo de ouro
“Um homem e sua mulher tinham a sorte de possuir uma gansa que todo dia punha um ovo de ouro. Eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar, que assim não dava. Imaginando que a gansa devia ser de ouro por dentro, resolveram matá-la e pegar aquela fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a barriga da gansa, viram que por dentro ela era igualzinha a todas as outras. Foi assim que os dois não ficaram ricos de uma vez só, nem puderam continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um pouquinho sua fortuna. Moral da história: quem muito quer, muito perde. A ambição desmedida atrapalha o progresso. Não se deve forçar demais a sorte”.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul ( segunda-feira 20/07/2009)

Zona Azul
Para fugir da zona azul motoristas de Tubarão têm se utilizado de ruas adjacentes e liberadas da cobrança para deixarem seus carros. Há casos de ruas que ficam absolutamente lotadas durante todo o dia. Nem os moradores podem estacionar seus carros. Este é apenas mais um dos muitos transtornos...

Mensagem
“Todo o homem é culpado do bem que não fez”. Voltaire


O grande amigo

“Eu não posso acabar com todos os seus problemas, dúvidas ou medos, mas eu posso ouvir você e juntos podemos procurar soluções.
Eu não posso impedir que você leve tombos, mas posso oferecer minha mão para você agarrar e se levantar.
Suas alegrias, triunfos, sucessos e felicidades não me pertencem, mas seus risos e sorrisos fazem parte dos meus maiores bens.

Não é de minha alçada as decisões que você toma, mas eu posso apoiar, encorajar e ajudar se me pedir.

Eu não posso traçar ou impor limites, mas posso apontar-lhe caminhos alternativos, procurar com você medidas de crescimento, formas de se encontrar, meios de ser você mesmo, sem medo da rejeição.

Eu não posso salvar o seu jeito de ser partido pela dor, pela mágoa, perda ou tristeza, mas posso chorar com você e ajudá-lo a juntar os pedaços.

Eu não posso dizer quem você é ou como deveria ser – posso apenas mostrar que sou realmente um grande amigo”.

Batendo cabeça
No final de semana a nota “Mulheres Resolvidas” da coluna foi mutilada. Sem intenção, alguém a dividiu em duas. Então, só pra esclarecer aos queridos leitores, as notas “Mulheres Resolvidas” e “Um Brinde” eram uma coisa só. Ficou um corpo sem cabeça. Peço desculpas por um erro que não foi meu, mas que também por mim já foi perdoado.

Sentido de justiça
Algumas pessoas, como eu, têm se perguntado o que teria acontecido neste caso que envolveu a investigação de licenças, postos de gasolina e funcionários públicos, entre eles o gerente regional da Fatma, Cidinei Galvani. Como a grande maioria, eu desconheço as informações sobre o processo investigativo, sei apenas o que li nos jornais vi e ouvi em telejornais. Realmente o caso é muito sério e requer severa punição aos devidos culpados. Mas preciso aqui fazer uma única consideração. O cidadão e o profissional que eu conheço chamado Cidinei Galvani é uma pessoa de bem. Não sei, como já disse, quais as circunstâncias do caso, mas quero crer que em algum momento tudo será esclarecido. Mas por aquilo que sei e que já ouvi da pessoa, do marido, do pai e do profissional Cidinei Galvani, não acredito que o que estão sugerindo seja realmente verdade. Que a justiça faça a sua parte, e que a verdade de fato venha à tona. É isso aí...

Abençoada
Vi no noticiário a jovem esposa do jogador Kaká fazendo um depoimento dizendo que foi “Deus” quem deu o dinheiro para que o time do Real Madrid pudesse comprar o marido dela. Isso ela disse ao lado daquela pastora da tal Renascer em Cristo, que até pouco tempo atrás estava presa por sonegação nos Estados Unidos. O marido ainda continua preso por lá. Esse abastado casal, que pra mim não tem nada de especial, ficou bilionário com esta igreja, às custas das doações feitas pelos seus fiéis, entre eles o benevolente Kaká. Mas, enfim, que Deus será esse que deu milhões em dinheiro ao time catalão e deixa tantos coitados largados no mundo vivendo na miséria? Essa história de envolver o ser divino em tudo virou um baita negócio, uma esculhambação. Se este “Deus” que eu tanto acredito tiver mesmo olhos e ouvidos, tenho pra mim que não deve estar nem um pouco satisfeito com isso. Entre a glória e o pecado...

O canil de Capivari
Na semana passada, em conversa reservada, eu dizia ao prefeito Brunel não duvidar de que o canil de Capivari de Baixo seja implantado antes que o de Tubarão. Ele apenas não discordou de mim. Precisa dizer mais?

Ventilando
Enquanto estiver à frente da prefeitura de Tubarão, Pepê Collaço pretende realizar inúmeras ações. Tem uma agenda extensa, muitas conversas e um grande número de visitas. Isso é muito bom...

Se o secretário Sargento Batista sair novamente para uma aventura rumo à Câmara Federal, terá que correr atrás do apoio de vereadores do seu próprio partido. Um exemplo é o do vereador Dura, que já acertou apoio ao também candidato Paulo Bauer. Mas quem sabe com uma boa conversa...

Evaldo Toneli, o fiel escudeiro, viajou junto com o prefeito Manoel e familiares para Fortaleza. Até nas horas de descanso Evaldo tem sido companheiro. Um grande amigo...

Na última sexta-feira o eficiente presidente da Acit, Eduardo Nunes, almoçava no Masolino com o candidato a deputado estadual Ney Ascari. Os dois são do mesmo partido, o DEM, mas Eduardo é sobrinho de Genésio, amigo de Joares e de Carlos Stüpp. Ainda bem que o voto é secreto...

Quando saiu da prefeitura de Capivari em dezembro de 2004, Brunel deixou a rodoviária do município inaugurada e pronta para o uso. Sem que se saiba ao certo, ela passou quatro anos sem servir para o seu propósito. Brunel voltou e agora a nova rodoviária já voltou a funcionar. Melhor assim...

Semana passada os norte- americanos comemoraram com o resto do mundo os 40 anos da primeira expedição à lua. E desde então parece que nós passamos a viver no mundo da lua. Assim o nosso planeta tem sido castigado e desrespeitado. Nada contra a lua, mas temos que ser, mais do que nunca, a favor da Terra... se não já era!!!

Fala-se entre tucanos que o ex-prefeito Stüpp volta esta semana das férias nos Estados Unidos com as baterias carregadas para retomar conversas e apoios para a eleição do ano que vem. Vai cair no trecho...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Coluna Deka May Jornal Diário do Sul ( quinta-feira 16/07/2009)

Clima de harmonia
Hoje, a partir das 14 horas, acontecerá no Paço Municipal a transmissão de cargo do prefeito Manoel para o vice, Pepê Collaço. Amigos, autoridades, correligionários e funcionários estarão lá para prestigiar o evento, mostrando o clima de harmonia existente dentro do Executivo tubaronense. O ato, a princípio marcado para as 10 horas, foi transferido, atendendo a um pedido especial do deputado Joares Ponticelli, que fazia absoluta questão de estar presente. Melhor assim...
Mensagem

"Se você olha para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que você não tem na vida, você nunca terá o suficiente".
O quinto dos infernos
Vejam de onde veio esta grotesca definição. “Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de “O Quinto”. Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O “Quinto” era tão odiado pelos brasileiros que foi apelidado de “O Quinto dos Infernos”. Quando a Coroa Portuguesa cobrava os “quintos atrasados” de uma única vez, fato conhecido como “Derrama”, a população ficava revoltada. O movimento chamado de “Inconfidência Mineira”, que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ocorreu em razão de uma “Derrama”. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2009 a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente “dois quintos dos infernos” de impostos... Para quê? Para sustentar a corrupção, campanhas eleitorais, o PAC, o mensalão, o Senado e sua legião de “diretores”, a festa das passagens, os cartões corporativos, a farra familiar no Executivo, os salários de marajás, etc. Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do “quinto dos infernos” para sustentar esta corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa. E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente!” Conclusão: não se fazem mais Tiradentes como antigamente! É ou não é?
Sem contato
Tem gente dispensando empregados e quase se isolando com medo da tal gripe suína. Os primeiros casos por aqui já estão surgindo, e por mais que as pessoas tentem se isolar nada garante que não possa haver o contágio. Será uma verdadeira roleta russa, o que temos que fazer é ficar atentos, em caso de dúvida ou receio de algum sintoma procurar rapidamente um posto de saúde, o hospital ou um médico. Não dá pra cochilar...
De máscaras
Ainda em função da tal gripe A, já é possível encontrar algumas pessoas em Tubarão utilizando as tais máscaras de proteção. Estes mais prevenidos certamente não querem correr nenhum risco. Mas, segundo os médicos, esta iniciativa não evita o contágio. De qualquer forma, é melhor prevenir do que remediar. Tá certo...
No mesmo barco
"Prezado amigo Deka May. Somente agora tive oportunidade de ler tua entrevista no DS do fim de semana, pois me encontrava ausente de Tubarão. Foi prazerosa a leitura da entrevista. Me sinto bem confortável, apesar de nunca haver duvidado de tua conduta e perseverança. Lembro-me de que no início das eleições a minha esposa Zali me procurou pedindo para vestirmos a camisa de tua candidatura. Lembro que ela disse que devia muito pela amizade de teu pai e tua mãe, pelo carinho com que sempre foi tratada e pelo respeito que sempre teve. Disse mais; que deveríamos abraçar tua candidatura, pois uma boa fruta nunca cai longe do pé. Respondi que sem favor algum estaria no mesmo barco, pois tive o privilégio de ser colega do Paulinho na Câmara e haver participado da coordenação das campanhas de vice-prefeito e prefeito, onde saímos vitoriosos, em todos os sentidos. Também tive o prazer em fazer parte daquela trupe do PSD e depois Arena do teu avô, em que em todas as campanhas estávamos juntos, sem qualquer obrigação, só por prazer em fazer o bem à nossa querida cidade. Dissestes que tens feito um verdadeiro exercício de paciência. Isto puxastes de teu avô. Ele era assim!!! Quanto à tua linha, honradez e palavra não me espantam. Segue em frente, pois sempre encontrarás pedras no caminho, principalmente daqueles que não mantêm a palavra. Serás reconhecido. Um abraço do amigo Jair Freccia”. Eu sinceramente agradeço por todo este apreço... E, assim, sigamos em frente!
Pais e padrastos
A tal divulgação da possível abertura da avenida Rodovalho, no Centro de Tubarão, provocou um sério congestionamento em alguns laboratórios da cidade. Motivo: um número grande de interessados em comprovar a paternidade da obra. Corre à boca pequena que pelo menos uns cinco ou seis bem-aventurados andam por aí se dizendo o verdadeiro pai da criança. Parece brincadeira, mas não é! O fato é que este era um pleito antigo, e que agora, graças ao empenho do prefeito Manoel, pode ser concretizado. Sendo assim, com o pai definido, resta agora um consolo para aqueles que quiserem se dizer padrinhos, padrastos, patronos, tio, avô etc! Parabéns ao prefeito...
Heliporto
Ainda dentro daquele raciocínio do meu querido amigo Albertinho Botega, surge uma outra proposta, esta alternativa sugerindo que parte do terreno do antigo aeroporto seja utilizada para o pouso e decolagem de helicópteros. Manter-se-ia, por analogia, o objetivo fim, com os mesmos propósitos. Esta ideia, sem pai definido, me foi repassada pelo presidente da Acit, Eduardo Nunes, e referendada pelo secretário de Indústria e Comércio de Tubarão, Estener Sorato. Acho que talvez esta sugestão seja, sim, viável, e de certa forma até necessária. Por hora vamos cada vez mais direcionar todas as nossas energias para o “aeroporto regional” de Jaguaruna. É isso aí...
Educação em pauta
Hoje, a partir das 8h da manhã, terá início a 1ª Comude (Conferência Municipal de Educação) em Capivari de Baixo. O encontro acontece no Centro de Convivência da Terceira Idade. A abertura será feita pelo prefeito Luiz Carlos Brunel Alves. Em seguida, haverá uma palestra com o tema "Educação: compromisso de todos", ministrada pelo jornalista e psicólogo Luiz Carlos Prates.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul ( quarta-feira 15/07/2009)

Evento social

Hoje, no El Mondo, o colunista Arlan Alves recebe algumas centenas de amigos para comemorar o seu aniversário. Os convidados serão calorosamente recepcionados para degustar os mais diversos sabores, especialmente preparados pela nossa adorável Moema e sua pomposa trupe. Uma grande festa...

Mensagem

“A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes”. (Albert Einstein)


O porco espinho

Recebo, gosto e repasso: "Durante a Era Glacial muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinho, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente. Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados. Então, precisavam fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim, sobreviveram....

Moral da história: o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades..."

Estado de miséria

“Olá, Deka May. Li hoje no Diário do Sul a respeito do estado de miséria do grupo escolar Hercílio Luz. Você poderia colaborar de alguma forma para restaurar aquela escola? Nos meus primeiros anos estudei no Hercílio Luz.

Passei para o Ginásio Sagrado Coração de Jesus - depois Dehon - e voltei para o grupo onde funcionava a Escola Técnica de Comércio. Nela lecionou um tal de Paulinho May, conheces? A respeito dele endosso as palavras do engenheiro Jairo de Souza Pereira, de Campos Novos. Paulinho foi um ótimo comerciante e bom professor. Não lembro de seu tempo de político e, como pai, você já o destrinchou. Abração do Mário Menezes - tubaronense perdido em Londrina/PR”. Pois é, caro amigo Mário, na função de vereador posso, sim, ajudar muito, cobrando dos responsáveis por todo este descaso e abandono, no caso, o governo do Estado. Isto parece uma doença, já que o patrimônio público em nosso país vive a sofrer pelo descaso, abandono e maus tratos. E, no mais, aviso o seu Paulinho sobre sua carinhosa manifestação. É isso...

O descaso é grande

“Bom dia, Deka May - venho por meio deste e-mail mostrar minha indignação como cidadã tubaronense. Há um cachorro com sarna, muito doente, sujo e com odor terrível circulando nos arredores do Fórum desta cidade, o que pode vir a causar doenças, inclusive nas pessoas que circulam por lá, como é o meu caso. Já liguei para a Vigilância Sanitária, para a secretaria de Serviços Públicos e até para o Gabinete. Falei com diversas pessoas, as quais me trataram com desatenção e apenas afirmaram que não teriam como solucionar o problema. Por fim, consegui deixar recado no telefone da Vigilância Sanitária, sendo que a veterinária me ligou e disse que não teria o que fazer, e quando questionada acerca de como eu deveria agir como cidadã que frequenta o Fórum, ela disse que eu deveria enxotar o cachorro, o que me deixou desiludida e com uma grande sensação de impotência. Friso que possuo a gravação da conversa com a veterinária, a qual me aconselhou a “enxotar” o cachorro, assim como tenho fotos do animal próximo ao fórum. Sendo assim, espero por meio deste e-mail conseguir uma solução para o presente caso, a fim de recolher o cachorro dos arredores do Fórum, fazendo a higiene do mesmo e o medicando, para que suas feridas sejam curadas e para que a sarna dele não passe para outros animais ou pessoas. Atenciosamente, e no aguardo de uma resposta. Renata Silvestri”.

O descaso é grande 2

Bem, acho que a leitora Renata tem o mesmo sentimento de revolta, indignação e impotência que todos nós temos. Até mesmo aquelas pessoas que se sujeitam a cuidar das centenas de cães degradados não recebem “ainda” a mínima atenção do poder público. Quero crer que a partir de agosto vereadores e prefeito possam efetivamente aprovar e sancionar o repasse de uma verba para a ONG “MovimentaCão”. Tal ajuda amenizará parte do problema, mas só a partir da instalação do canil público é que efetivamente as coisas poderão mudar. E ,sabe-se, a mão firme do prefeito é quem vai resolver esta situação. Sei apenas que boa vontade e interesse ele tem. Mas enquanto o canil não vem, penso eu que algumas “mínimas” ações já poderiam estar sendo realizadas. E que ninguém venha me dizer que não dá pra fazer nada!!! Agora, se alguém responsável da Vigilância Sanitária nos manda virar de costas e “enxotar o problema”, é porque o descaso virou gozação. Eu digo sempre: se ao invés de cães fosse uma boiada degradada pelas ruas, esse negócio já teria sido há muito tempo resolvido. Imaginem o caos no trânsito, os bois coiceando, deixando todo aquele esterco, invadindo casas, chifrando pessoas. Mas estes cães miseráveis, sabe como é, ficam ali largados, entocados, uns poucos abnegados cuidam, outros desinteressados enxotam, e eles vão ficando comodamente. E assim, quem tem que efetivamente resolver “a bucha” fecha os olhos, ou como disse a tão “determinada, solícita e eficiente” veterinária, simplesmente vira as costas. E paciência é o que temos que ter...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Coluna Deka May Jornal Diário do Sul ( terça-feira 14/07/2009)

Um bando de loucos

Com uma família doida e interesseira como essa, entende-se agora por que Michael Jackson tomava tanta droguinagem e era tão infeliz. O pai cruel quer lançar, ou melhor, explorar como artistas os filhos do cantor - e a irmã, louca de pedra, diz ter provas de que ele foi assassinado porque uma quadrilha queria roubá-lo. Só mesmo com anestesia geral pra suportar essa gente...

Mensagem

“A ignorância, ou melhor, a demência humana é tão grande que alguns são levados à morte justamente pelo medo da morte”. (Sêneca)

Voando alto

Não sei por que o secretário adjunto de Indústria e Comércio de Tubarão resolveu voar alto e vem sugerindo aos quatro cantos a "retomada" do aeroporto municipal. Tá falando em nome de quem? Então, vamos fazer o seguinte: os lagunenses, que têm lá seus motivos, querem reativar o aeroporto da Praia do Sol. Os criciumenses querem a todo custo, por razões óbvias, manter em funcionamento o seu aeroporto. E agora nós, tubaronenses, vamos com pás e enxadas desenterrar o nosso? Qual o sentido deste despropósito? Enquanto nos bicamos, resmungamos e nos excomungamos, aquele que seria o "nosso" aeroporto regional de Jaguaruna fica lá, clamando por boa vontade e pelo nosso necessário sentimento de coletividade que, como se vê, anda faltando. Propostas a gente faz com os pés no chão, não nas alturas. Que negócio doido...

Três em um

“Sou engenheiro agrônomo e trabalhava na Acaresc em Tubarão quando seu pai era prefeito. Li sua entrevista e acho que você tem alta herdabilidade das características do seu pai. Sincero, sem meias palavras e honesto. Continue assim. Saudações, engº. agrº. Jairo de Souza Pereira. Campos Novos - SC”.

Três em um 2

Se existe uma coisa que eu não posso e não devo fazer aqui é me autoelogiar, ou então, falar de familiares, amigos e/ou situações de meu interesse de forma parcial e tendenciosa. Se o fizer estarei correndo um sério risco de induzir os leitores ao erro. Será minha toda a responsabilidade por terem eles, quem sabe, uma avaliação danosa e equivocada de pessoas ou dos fatos envolvidos. Dá pra imaginar o quanto isso é injusto, das consequências que virão e do preço que certamente eu terei que pagar! É claro que eu defendo meus pontos de vista, não que estejam eles sempre certos, mas estes obrigatoriamente devem estar colados à verdade, aos princípios fundamentais de comportamento e respeito que eu tanto preservo. Posso errar, mas sem má fé ou picaretagem. Me esforço muito para me manter sobre os trilhos, e olha que não é fácil. As provações são diárias.


Três em um 3

Ao receber este e-mail do engenheiro Jairo, lá de Campos Novos, eu sinceramente fiquei sensibilizado. Não por mim, mas pelo político a que ele se referiu, que no caso é o meu pai. Digo sempre e faço questão de repetir - até mesmo com relação ao meu pai, como ele próprio me ensinou - obrigo-me a ser imparcial quando o avalio. Para tanto, faço a seguinte ponderação. Existem três situações como o vejo: o político, a pessoa e o pai. O político está aí para a história de nossa cidade, seu legado, suas obras, seus exemplos, acertos e erros. Isso basta! Sobre a pessoa, Paulinho May, digo que é uma criatura incrível, alguém que tem um coração enorme, sensível, que trata pássaros e animais como gente, carismático, um exemplo de ser humano, honesto, justo, autêntico, com uma sinceridade a toda prova – uma pessoa que eu respeito muito mais do que a mim mesmo. Agora, quanto ao “meu pai”, eu pouco preciso dizer. É uma questão pessoal, questiono que ele é um fumante inveterado, glutão, preocupa-se pouco com a saúde, não faz exercícios físicos e não me ouve. E é assim, somente nesta situação de relação entre pai e filho, que eu tenho a necessária condição de parcialidade, e aí sim fazer minhas ressalvas. Fico feliz que o engenheiro Jairo, depois de tanto tempo, possa de tão longe reafirmar o que nunca tive dúvidas. É isso aí...

Uma boa cidade

Na sexta-feira dividi uma boa mesa no El Mondo com os queridos amigos Márcio Ribeiro, Miguel Ximenes e o seu irmão Carlos, que eu não conhecia pessoalmente. A gloriosa Moema e os bons amigos Ruizinho Damiani e Dr. Jaiminho Corrêa deixaram a noite ainda mais agradável. Mas o fato é que Carlos, mesmo vivendo há muitos anos em São Paulo, dizia preservar um carinho enorme por Tubarão. E não se cansou de fazer fartos elogios à nossa cidade. E este sentimento ou reconhecimento, que muitas vezes a gente não encontra naqueles que aqui nasceram e vivem, é percebível de imediato naqueles que escolheram nossa cidade para viver, ou daqueles filhos que, mesmo longe, nunca a esqueceram. Carlos é mais um bom exemplo...

Aumento nas multas

Um projeto que tramita (ou seria orbita?) no Senado propõe um aumento de 69% no valor das multas de trânsito. Assim, uma multa leve passaria de R$ 53,20 para R$ 90. Já o sujeito que for pego dirigindo embriagado terá que desembolsar algo como R$ 1.600; hoje o valor dessa multa é de R$ 950. Estão previstos no Código Nacional de Trânsito 422 tipos de infrações e, todas, se o projeto for aprovado, terão aumento. Nos quesitos punição e multa, somos hábeis e temos uma legislação eficiente, mas quanto ao necessário processo educativo e preventivo, vivemos ainda na Idade da Pedra. É muito mais fácil punir do que educar. Sem generalizações, por favor...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Coluna Deka May Jornal diário do Sul ( segunda - feira 13/07/2009 )

Viver e morrer!

"Nunca serei juiz. Neste grande vale onde a espécie humana nasce, vive, morre se reproduz, se cansa, e depois volta a morrer, sem saber como nem por quê, distingo apenas felizardos e desventurados". (Ugo Foscolo)

Mensagem

"Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual." Pierre Nouy

As velhas bardas

Então, aproveitando o tema da hora, segue aqui esta melindrosa constatação. “A turma reclama de quê, afinal? Brasileiro é assim:
Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas. Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas. Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura, emprego para parente. Fala no celular enquanto dirige. Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento. Para em filas duplas, triplas, em frente às escolas.
Viola a lei do silêncio.
Dirige após consumir bebida alcoólica. Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas. Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas. Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho. Faz gato de luz, de água e de TV a cabo. Faz grilagem de terrenos, até praças. Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos. Sonega bens na declaração do Imposto de Renda. Compra recibo para abater na declaração do Imposto de Renda para pagar menos imposto. Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas. Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota de 20. Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes. Estaciona em vagas exclusivas para deficientes. Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
Compra produtos piratas com a plena consciência de que são piratas. Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca. Vende sem nota para não pagar imposto. Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem. Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA. Frequenta os caça-níqueis e faze uma fezinha no jogo de bicho. Leva das empresas onde trabalha pequenos objetos, como clipes, envelopes, canetas, lápis - como se isso não fosse roubo.
Quando volta do exterior, nunca fala a verdade quando o policial pergunta o que traz na bagagem... E querem que os políticos sejam honestos - se escandalizam com as picaretagens e roubalheiras, mas o fato é que estes políticos que aí estão infelizmente saíram do meio desse mesmo povo, ou não? Brasileiro reclama de quê, afinal?”Alguém aí se habilita? Pois então... viram como é que é? Só cobrar não vale, tem que participar!

A entrevista

“Prezado Deka May. Sou leitor assíduo de sua coluna no Diário do Sul e li sua entrevista na edição de fim de semana. Sendo assim, só aumentou a minha admiração e respeito pela sua pessoa. É de políticos assim que nós precisamos e podemos confiar de “cara limpa”. Temos que acabar com estes políticos que varrem a “sujeira” para debaixo do tapete. Continue assim, com esta conduta, a mesma que seu pai possui. Abraços! Edson Maccari (coordenador das Escolinhas do Figueirense)”.

A entrevista 2

“Parabéns pela entrevista no Diário do Sul. Sinceridade e coragem são virtudes necessárias ao homem, coisa que infelizmente nem todos têm. Seria confortável assumir um compromisso político no Legislativo e apenas ser mais um lá dentro. Aí sim, tanto importaria o número de vereadores. Existem dois lados em querer ser atuante ou não - um da omissão total e o outro de querer fazer demais. Seu pronunciamento mostra interesse em querer participar, atuar, isso que estamos apenas no começo. Só lhe desejo paciência e muita sorte! Marcelo Soares (Piolho)”.

A entrevista 3

Agradeço os e-mails, mensagens e manifestações recebidas da entrevista no DS do fim de semana. Elas servem para mostrar que muitos, como eu, querem o mínimo - apenas transparência, seriedade e correção de conduta das pessoas, e principalmente dos nossos políticos. Será que é tão difícil? Penso eu que não... mas nem tudo são flores. Mesmo assim, sigamos em frente!!!

Despedida

No sábado à tarde passei no Lar da Menina para fazer uma coisa que eu, sinceramente, não gostaria. Despedir-me da Irmã Iracema - que após 35 anos de vida dedicada à instituição em Tubarão, por motivos pessoais, resolveu ir embora. Alguém aí tem idéia da dimensão desta perda? Eu tenho, e digo mais: espero, torço e rezo para que ela, em algum momento, reconsidere e volte atrás nesta decisão. "Preciso dar um tempo", me disse ela, em tom de desabafo. Esta amável senhora, de 66 anos e de personalidade forte, chegou em Tubarão quando meu pai ainda exercia as funções de prefeito. Desde então, acabei herdando esta carinhosa relação. Disse e reitero - espero que ela volte atrás -, vá para Minas Gerais, descanse, recarregue as baterias, se desligue um pouco das dificuldades e dos problemas, mas que volte ainda mais forte e motivada para continuar lutando e defendendo, como sempre fez, sua briosa causa. Vai que ela nos ouve? Tomara Deus...

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm


sexta-feira, 10 de julho de 2009

Coluna Deka May Jornal Diário do Sul ( sexta-feira 10/07/2009)

O enterro do imposto

Um grupo jovens empresários ligados à Ajet realizarão neste sábado, em frente à casa da cidadania, um evento intitulado “O Enterro do Imposto”. O negócio é autoexplicativo. O traje sugerido é camiseta preta e calça jeans – assim eles prometem, das 8 da manhã até as cinco da tarde, fazer uma manifestação pacífica e civilizada, mas com um necessário teor de indignação. O evento acontece junto com o Dia D. Tá certo...

Mensagem

"Um bom vizinho é aquele que sorri para você por cima da cerca dos fundos, mas que não salta por cima dela". (G. J. Arts)


Os cães abandonados

“Caro Deka May - sabendo que você também nutre um carinho especial pelos animais é que escrevo estas poucas palavras. Sou uma apaixonada e defensora dos direitos dos animais e venho movimentando esta questão em nossa cidade há alguns anos. Já fiz dois abaixo-assinados, sendo que um foi entregue na Câmara de Vereadores na gestão passada e até hoje não obtive resposta. Chega um momento em que fica impossível permanecer imune ao que vemos: cachorros abandonados, doentes, esfomeados, maltratados, sendo atropelados e deixados à própria sorte e à beira da morte. Assistir a estas cenas em Tubarão já é comum na vida de todos, mas de verdade não é “normal”, principalmente por estarmos falando de seres humanos vendo e permitindo que seres vivos sofram por nossa total incapacidade de permitir-lhes uma vida digna e respeitável. Em pleno século 21 estamos discutindo e lutando por ações que já deveriam ter sido resolvidas no século passado. Tenho certeza de que precisamos melhorar ética, moral e espiritualmente e isso, com certeza, envolve a questão de defendermos todas as formas de vida – fauna e flora. Sendo vereador, peço que todos os esforços possíveis continuem sendo feitos nesta direção. Sei que você vem lutando por esta questão, mas é preciso que façamos mais, pois até este momento nada ainda foi feito. Já chegamos no mês de julho e aguardamos ainda que todos os vereadores desta nova gestão também se envolvam, mas um envolvimento de ação, retirando do papel, que aceita tudo, e colocando efetivamente na prática. Me coloco à disposição para ações, mobilizações e tudo que for necessário para assumirmos nosso compromisso com os animais. Assim como você pode contar comigo, espero também contar com você. A natureza agradece. Abraço carinhoso, Semiana Choaib”. Estamos juntos nessa batalha, querida... É isso aí!!!

Um grande gesto

O vereador Edson Firmino tomou a iniciativa de ajudar na solução desta difícil situação vivida por estas abnegadas cuidadoras de cães de nossa cidade. Ele disponibilizou uma grande área localizada fora do perímetro urbano e agora outras ações e doações entrarão em cena para viabilizar uma estrutura mínima necessária. Há um enorme interesse do prefeito, vice, vereadores, ONG e inúmeros cidadãos do bem de resolver este drama. Parece simples, mas não é!!! Talvez esteja aí uma oportunidade interessante para que uma boa parte comece a ser resolvida. Ações efetivas é que valem...

Pedras Grandes em festa

O município de Pedras Grandes recebeu nesta quarta-feira o secretário regional Jairo Cascaes. Ele, com o providencial apoio e a participação do deputado Edinho Bez, levava consigo a confirmação do compromisso de um repasse de R$ 550 mil para a compra de máquinas para o município. Ficou ainda acertada a transferência de recursos na ordem de R$ 50 mil para a realização da Festa do Vinho Goethe, que acontecerá neste final de semana. Boas novas à nossa querida Pedras Grandes, cidade natal do meu avô, e que vive um clima de uma grande festa. Por sinal, é enorme a expectativa para este evento, que promete um número grande de visitantes.

Depósito de lixo

Quem aí não viu aqueles contêineres cheios de lixo vindos da Europa e que foram descarregados no Brasil!? A turma da alta classe do Velho Mundo, muito espertamente, resolveu jogar pra nós a nojeira produzida por eles. Só nesta carga havia 240 toneladas de lixo de todos os tipos, até restos de banheiros químicos. Dizem que é coisa de mafiosos - mas mesmo que esta muamba não seja dessa turma da pesada, deverá ser de uma tão safada quanto. É fácil entender, somos uma ralé pra eles, além da corrupção que facilita o desembarque, e depois porque lá na Europa eles teriam que pagar uma fortuna para depositar todo este lixo. Aqui não pagam nada. Simples, não? É por aí...

Emocionante

Talvez a única manifestação 100% sincera no funeral de Michael Jackson tenha sido a de sua filha. Emocionante, verdadeiro, um sentimento puro de amor pelo pai falecido. Certamente recairá sobre os três filhos do astro o maior fardo a ser carregado. Se antes eles andavam com os rostos cobertos, agora terão suas vidas invadidas da pior forma possível. Que seus tutores saibam, pelo menos, preservá-los... Coisa que eu duvido!!!

Ventilando

Hoje tem noitada acústica no El Mondo, com a boa banda Surf Trio. Um programa sempre muito legal...

Amanhã tem um show da pesada com a Banda Immigrant, na Hangar Eventos, em Tubarão. Tocam todas, as melhores, um show da melhor qualidade. Bom demais...

O governador Luiz Henrique da Silveira ligou ontem às 8 horas da manhã para o vereador e presidente da Câmara de Laguna, Davidson Silva de Souza. Motivo: era o aniversário do vereador. Com estas pequenas demonstrações mostra o governador o porquê de todo o seu sucesso e prestígio. Tá certo...

Prefeito Célio almoçava ontem em Laguna com o secretário-geral da SDR de Tubarão, Beto Tournier, e um empresário português interessado em investimentos no nosso glorioso balneário.

Quem promete investimentos na ordem de R$ 1 bilhão de dólares em Santa Catarina é o empresário Eike Batista. A cidade escolhida foi Biguaçu, na grande Florianópolis. É muito dinheiro...

O nosso vice-prefeito, Pepê Collaço, faz amanhã uma confraternização entre mais chegados e amigos para brindar mais um ano de vida. A lista de convidados passa frouxo dos três dígitos... Fora os que irão aparecer! Vai bombar...

fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm



quinta-feira, 9 de julho de 2009

Coluna Deka May Jornal Diário do Sul ( quinta-feira 08/07/2009)

Autoajuda
Se a sua autoestima é baixa nem adianta procurar a saída em frases, gravações ou livros de autoajuda. O efeito pode ser ainda pior. Pesquisadores advertem ainda que a autoajuda virou um grande negócio, mas que nada resolve para aqueles que têm baixa autoestima. Nestes casos, só um tratamento com acompanhamento de médicos e profissionais. Não é fácil...
Mensagem
"Embora seja difícil encontrar o original, é fácil reconhecê-lo."
Nossa consciência
“É bom quando nossa consciência sofre grandes ferimentos, pois isso a torna mais sensível a cada estímulo. Penso que devemos ler apenas as coisas que nos ferem, que nos afligem. Se o livro que estamos lendo não nos desperta como um soco no crânio, por que perder tempo lendo? Para que ele nos torne felizes, como você diz? Oh Deus, nós seríamos felizes do mesmo modo se esses livros não existissem. Livros que nos fazem felizes poderíamos escrever nós mesmos num piscar de olhos. Precisamos de livros que nos atinjam como a mais dolorosa desventura, que nos assolem profundamente – como a morte de alguém que amávamos mais do que a nós mesmos –, que nos façam sentir que fomos banidos para o ermo, para longe de qualquer presença humana – como um suicídio. Um livro deve ser um divisor de águas para o mar congelado que há dentro de nós”.
Autor precoce
Antigamente o sujeito, pra escrever um livro de sucesso, tinha que ter um nome importante ou uma bela história, tinha que ser pelo menos um personagem ou alguém importante e respeitado. Mas eis que a modernidade transformou nossas vidas, chutou inúmeros conceitos e virou de cabeça pra baixo uns e outros parâmetros que nos serviam como orientação. O exemplo típico é o daquele guri de 10 anos de idade que virou praticamente uma celebridade nos Estados Unidos ao escrever um livro com o sugestivo título: “Como falar com meninas”. É o Don Juan dos tempos modernos – vai ver o conquistador precoce deve relatar, com toda experiência, ou apenas muita criatividade, as artimanhas de uma conquista com endereço certo, no caso, o seu público consumidor. O que mais impressiona é que ele, na mesma onda, já lançou mais dois livros - “Como falar com pai e mãe” - e já prepara mais um que tem como título “Como falar com Papai Noel”. E vem aí “Como falar com Deus”, com a vovó, vovô, vizinha, o amigo, o cachorro etc. As coisas mudaram... e como!!!
Mal de Alzheimer
“Ratos criados em laboratório e programados para desenvolver sintomas do Mal de Alzheimer na velhice tiveram problemas de memória revertidos depois de ingerir 500mg de cafeína por dia, segundo um estudo do Alzheimer’s Disease Research Center da University of South Florida, nos Estados Unidos. Uma outra pesquisa, da mesma universidade, revelou que a cafeína diminuiu significativamente níveis anormais da proteína beta-amiloide - associada ao Mal de Alzheimer - tanto no cérebro como no sangue de ratos que apresentavam sintomas da doença. Os dois trabalhos, publicados na revista científica online Journal of Alzheimer’s Disease, deram continuidade a pesquisas anteriores, segundo as quais a ingestão de cafeína no início da fase adulta preveniu problemas de memória em ratos criados para apresentar o Mal de Alzheimer na velhice. “Os novos resultados oferecem evidências de que a cafeína pode ser usada como um tratamento viável para o Mal de Alzheimer quando já estabelecido, e não simplesmente como uma estratégia de proteção”, disse o principal autor do estudo, Gary Arendash”. Isso é importante porque a cafeína é uma droga segura para a maioria das pessoas, entra com facilidade no cérebro e parece afetar diretamente o processo da doença”. Baseados nos resultados obtidos em ratos, os pesquisadores esperam iniciar pesquisas com humanos para avaliar se a cafeína poderia beneficiar pessoas no estágio inicial da doença”. Eis aí uma boa notícia, já que esta tem sido uma doença que tem acometido cada vez mais um número maior de pessoas. Não é à toa que Dercy Golçalves tinha, como muitos diziam, uma memória de elefante – todos os dias ela tomava boas doses de guaraná em pó. Tá explicado...
Dias de chuva
Na Austrália, autoridades acharam um jeito de evitar acidentes de carro em autoestradas nos dias de chuva. Outdoors com o rosto de uma criança foram colocados ao longo da estrada, e quando começa a chover o menino começa a chorar sangue. Não há como os motoristas passarem despercebidos pelas placas. Mesmo tendo um ar chocante, o resultado tem sido positivo e, claro, os acidentes diminuíram.
Paz entre os povos
Estados Unidos e Rússia podem com seus arsenais atômicos destruir o planeta por 34 vezes. Ou seja, dá pra imaginar o tamanho do poder de fogo destas duas nações? Mas, aparentemente, a paz reina entre os presidentes Obama e Putim. Acho que um dos maiores desafios do presidente norte-americano é de não poupar esforços para tentar conseguir a paz entre os povos. Sua visita à Rússia é fundamental, e com certeza se estes estiverem juntos nenhum louco ousará estar contra. Que assim seja...
Emocionante
Talvez a única manifestação 100% sincera no funeral de Michael Jackson tenha sido a de sua filha. Emocionante, verdadeiro, um sentimento puro de amor pelo pai falecido. Certamente recairá sobre os três filhos do astro o maior fardo a ser carregado. Se antes eles andavam com os rostos cobertos, agora terão suas vidas invadidas da pior forma possível. Que seus tutores saibam, pelo menos, preserva-los...coisa que eu duvido!!!
Beatificado
O jornalista Jorge Pontual entrevistava a também jornalista Ana Maria Baiana na terça feira, em frente ao local onde havia acontecido o evento do funeral de Michael Jackson. E algums comentarios foram mesmo de chamar a atenção. Primeiro quando ambos acharam que o astro, de tão absolutamente adorado, talvez seja em breve, quem sabe, beatificado. Vejam só!? E segundo quando veio a informação de que a familia não irá enterrar o corpo. E a sujestão de ambos foi que talvez a família esteja pensando e fazer um grandioso mausoléu para receber os restos mortais do cantor. E Jorge Pontual ainda sugeriu: “Eles talvez possam querer embalsama-lo, e criar um local onde seus fãs poderão, pra sempre, visita-lo.” Por ai da pra se ter uma ideia de como tal assunto ainda vai dar pano pra manga. E como...
Gambiarra
Recebo, gosto e repasso: “Há um conto japonês milenar que é mais ou menos assim:
Em uma planície, viviam um Urubu e um Pavão. Certo dia, o Pavão refletiu: Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém nem voar eu posso, de modo a mostrar minha beleza. Feliz é o Urubu que é livre para voar para onde o vento o levar.
O Urubu, por sua vez, também refletia no alto de uma árvore: Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos, quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele Pavão.
Foi quando as duas aves tiveram uma brilhante idéia em comum e se juntaram para discorrer sobre ela: cruzar-se seria ótimo para ambos, gerando um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a graciosidade de um Pavão.
Então cruzaram e daí nasceu o peru – que sabe-se, é feio demais!
Moral da história: “Se está ruim, não venha com gambiarra que piora!”

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Coluna Deka May Jorna Diário do Sul ( quarta-feira 08/07/2009)


Os Mascarados

Essa eu recebi do bom amigo Balthazar: "Se o uso de máscaras fosse eficaz no combate à gripe suína, Buenos Aires não seria hoje o maior foco da pandemia no mundo. Todo argentino, como se sabe, já nasce meio mascarado". Ótima... com todo respeito, é claro!!!

Mensagem
"Um verdadeiro amigo é aquele que desculpa as nossas falhas e tolera o nosso sucesso."
Um grande show
É impossível dizer que o funeral de Michael Jackson tenha sido um evento de despedida. A impressão que se tinha era de que de repente ele iria surgir dançando e cantando, para o delírio da plateia. Fizeram do enterro um grande show!!! Ingressos, homenagens, um tributo musical ao astro falecido. Agora, depois de morto, o que restou de Michael será, como deu pra perceber, muito bem explorado. O show deve continuar – e o faturamento também! Este, então, é o que mais interessa! Aliás, artistas, quando morrem, costumam render mais do que em vida. Cito Elvis Presley, John Lennon, Bob Marley - herdeiros destes terão eternamente suas contas engordadas com o os frutos recolhidos. O que virá agora, após este show fúnebre, será uma grande disputa pela herança deixada e pelos benefícios futuros. É muito dinheiro e, como se sabe, onde tem dinheiro em disputa a briga é grande.
Rasgando dinheiro
Gastos públicos!!! É este o suposto maior “investimento” que o governo federal tem feito nos últimos anos. De 2002 até agora eles mais que dobraram. São quase R$ 150 bilhões. Imaginem se pelo menos boa parte destes recursos fossem investidos em obras de infraestrutura que tanto precisamos? Há pouco tempo vi um destes senhores que muito entendem de economia dizendo: “O problema deste país não é a falta de dinheiro. É o descaso que o governo tem por ele. Gasta-se muito mal o dinheiro público!” E, infelizmente, é esta a nossa realidade. Governos federal, estaduais e municipais vivem inchados, são lentos e, em grande parte, ineficientes. São poucas as exceções. Cortar gastos, deveria ser esta a palavra de ordem. Deveria...
A vida e o mito
“Os grandes mitos são grandes porque representam e incorporam grandes verdades universais, mas o mito do amor romântico é uma terrível mentira. É possível que não se possa prescindir dessa mentira, pois é ela que assegura a sobrevivência da paixão, que leva ao casamento. Mas, como psiquiatra, lamento - quase que diariamente - a terrível confusão e o sofrimento que este mito provoca. Milhões de pessoas desperdiçam uma imensa quantidade de energia tentando, desesperada e inutilmente, amoldar a sua vida real a esse mito irreal.” (M. Scott Peck)
De olho nele
O jogador Adriano parece ser alvo constante dos olheiros, que andam feito loucos por um furo de reportagem. Desde aquele episódio do seu suposto “desaparecimento”, o jogador, agora no Flamengo, não consegue ficar longe de boatos. Basta um deslize, uma ausência ou um atraso e lá surgem as manchetes: “O fugitivo Adriano, sumiu de novo?” Semana passada ele não se apresentou e, quando apareceu, lá estava a imprensa, perguntando: “Onde é que tu andava?” O jogador não se julgou e declarou apenas que estava com dor de barriga. Os mais curiosos, na certa, já se perguntaram: “Mas que tipo de dor de barriga?” Ora, bolas, carambolas! Romário e outros jogadores rebeldes, como Edmundo, Júnior Baiano, Serginho Chulapa e até o Fenômeno Ronaldo sempre foram vítimas de seus deslizes. E, cá pra nós, a imprensa adora este tipo de coisa. Primeiro porque é notícia; segundo, porque rende muita fofoca. E é disso que o povo gosta...
Teatro e show
Dois bons eventos acontecem esta semana na Hangar Eventos, em Tubarão. Amanhã tem a famosa peça de teatro “O Analista de Bagé”, versão moderna, com a participação do filho gay e da sexóloga. E no sábado rola um megashow da banda “Immigrant”, tocando os maiores clássicos do rock de todos os tempos. Legal...
Lembranças de Tubarão
“Caro Deka May. Há alguns meses, como aposentado, passei a ter mais tempo para acompanhar jornais, revistas e outras publicações pela internet, entre os quais o Diário do Sul, de minha cidade natal. Leio sempre suas crônicas e recentemente soube que você é filho do Paulinho May, meu amigo de juventude e colega de ginásio. Resolvi enviar este e-mail para pedir que você comente com ele que recordo com saudade os belos momentos vividos em nossa Tubarão. Nos quatro anos no ginásio, e de sua “banda”, das festas no Clube 7, do Clube 29, no Sul Catarinense, da “Turma do Funil”, dos jogos do Hercílio e do “Ferro-Luz”, entre outros inúmeros bons momentos. A vida de estudante, o serviço militar e a atividade profissional me afastaram fisicamente de Tubarão, mas sempre acompanhei o seu desenvolvimento, pois meus irmãos que moram em Florianópolis me mantinham informado. Agora, com o Diário do Sul, fico sempre atualizado. A razão deste e-mail é pedir que você transmita a seu pai (e a sua mãe, Ilza, também amiga daqueles tempos) um forte e fraternal abraço. Para você, peço desculpas por tomar o seu tempo e espero que entenda o meu objetivo. Abraços do amigo Dacir Soares”. Agradeço muito, amigo Dacir, e aproveito para reforçar aqui o que sempre digo: aqueles que daqui se vão nunca mais se esquecerão. O carinho e as lembranças de Tubarão são eternos...