segunda-feira, 20 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul ( segunda-feira 20/07/2009)

Zona Azul
Para fugir da zona azul motoristas de Tubarão têm se utilizado de ruas adjacentes e liberadas da cobrança para deixarem seus carros. Há casos de ruas que ficam absolutamente lotadas durante todo o dia. Nem os moradores podem estacionar seus carros. Este é apenas mais um dos muitos transtornos...

Mensagem
“Todo o homem é culpado do bem que não fez”. Voltaire


O grande amigo

“Eu não posso acabar com todos os seus problemas, dúvidas ou medos, mas eu posso ouvir você e juntos podemos procurar soluções.
Eu não posso impedir que você leve tombos, mas posso oferecer minha mão para você agarrar e se levantar.
Suas alegrias, triunfos, sucessos e felicidades não me pertencem, mas seus risos e sorrisos fazem parte dos meus maiores bens.

Não é de minha alçada as decisões que você toma, mas eu posso apoiar, encorajar e ajudar se me pedir.

Eu não posso traçar ou impor limites, mas posso apontar-lhe caminhos alternativos, procurar com você medidas de crescimento, formas de se encontrar, meios de ser você mesmo, sem medo da rejeição.

Eu não posso salvar o seu jeito de ser partido pela dor, pela mágoa, perda ou tristeza, mas posso chorar com você e ajudá-lo a juntar os pedaços.

Eu não posso dizer quem você é ou como deveria ser – posso apenas mostrar que sou realmente um grande amigo”.

Batendo cabeça
No final de semana a nota “Mulheres Resolvidas” da coluna foi mutilada. Sem intenção, alguém a dividiu em duas. Então, só pra esclarecer aos queridos leitores, as notas “Mulheres Resolvidas” e “Um Brinde” eram uma coisa só. Ficou um corpo sem cabeça. Peço desculpas por um erro que não foi meu, mas que também por mim já foi perdoado.

Sentido de justiça
Algumas pessoas, como eu, têm se perguntado o que teria acontecido neste caso que envolveu a investigação de licenças, postos de gasolina e funcionários públicos, entre eles o gerente regional da Fatma, Cidinei Galvani. Como a grande maioria, eu desconheço as informações sobre o processo investigativo, sei apenas o que li nos jornais vi e ouvi em telejornais. Realmente o caso é muito sério e requer severa punição aos devidos culpados. Mas preciso aqui fazer uma única consideração. O cidadão e o profissional que eu conheço chamado Cidinei Galvani é uma pessoa de bem. Não sei, como já disse, quais as circunstâncias do caso, mas quero crer que em algum momento tudo será esclarecido. Mas por aquilo que sei e que já ouvi da pessoa, do marido, do pai e do profissional Cidinei Galvani, não acredito que o que estão sugerindo seja realmente verdade. Que a justiça faça a sua parte, e que a verdade de fato venha à tona. É isso aí...

Abençoada
Vi no noticiário a jovem esposa do jogador Kaká fazendo um depoimento dizendo que foi “Deus” quem deu o dinheiro para que o time do Real Madrid pudesse comprar o marido dela. Isso ela disse ao lado daquela pastora da tal Renascer em Cristo, que até pouco tempo atrás estava presa por sonegação nos Estados Unidos. O marido ainda continua preso por lá. Esse abastado casal, que pra mim não tem nada de especial, ficou bilionário com esta igreja, às custas das doações feitas pelos seus fiéis, entre eles o benevolente Kaká. Mas, enfim, que Deus será esse que deu milhões em dinheiro ao time catalão e deixa tantos coitados largados no mundo vivendo na miséria? Essa história de envolver o ser divino em tudo virou um baita negócio, uma esculhambação. Se este “Deus” que eu tanto acredito tiver mesmo olhos e ouvidos, tenho pra mim que não deve estar nem um pouco satisfeito com isso. Entre a glória e o pecado...

O canil de Capivari
Na semana passada, em conversa reservada, eu dizia ao prefeito Brunel não duvidar de que o canil de Capivari de Baixo seja implantado antes que o de Tubarão. Ele apenas não discordou de mim. Precisa dizer mais?

Ventilando
Enquanto estiver à frente da prefeitura de Tubarão, Pepê Collaço pretende realizar inúmeras ações. Tem uma agenda extensa, muitas conversas e um grande número de visitas. Isso é muito bom...

Se o secretário Sargento Batista sair novamente para uma aventura rumo à Câmara Federal, terá que correr atrás do apoio de vereadores do seu próprio partido. Um exemplo é o do vereador Dura, que já acertou apoio ao também candidato Paulo Bauer. Mas quem sabe com uma boa conversa...

Evaldo Toneli, o fiel escudeiro, viajou junto com o prefeito Manoel e familiares para Fortaleza. Até nas horas de descanso Evaldo tem sido companheiro. Um grande amigo...

Na última sexta-feira o eficiente presidente da Acit, Eduardo Nunes, almoçava no Masolino com o candidato a deputado estadual Ney Ascari. Os dois são do mesmo partido, o DEM, mas Eduardo é sobrinho de Genésio, amigo de Joares e de Carlos Stüpp. Ainda bem que o voto é secreto...

Quando saiu da prefeitura de Capivari em dezembro de 2004, Brunel deixou a rodoviária do município inaugurada e pronta para o uso. Sem que se saiba ao certo, ela passou quatro anos sem servir para o seu propósito. Brunel voltou e agora a nova rodoviária já voltou a funcionar. Melhor assim...

Semana passada os norte- americanos comemoraram com o resto do mundo os 40 anos da primeira expedição à lua. E desde então parece que nós passamos a viver no mundo da lua. Assim o nosso planeta tem sido castigado e desrespeitado. Nada contra a lua, mas temos que ser, mais do que nunca, a favor da Terra... se não já era!!!

Fala-se entre tucanos que o ex-prefeito Stüpp volta esta semana das férias nos Estados Unidos com as baterias carregadas para retomar conversas e apoios para a eleição do ano que vem. Vai cair no trecho...