sexta-feira, 24 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (sexta-feira 24/07/2009)

Humor negro
Os leitores que não perdem uma piada me mandam e eu, sem ter muito o que fazer, acabo dividindo. Então vejam essa: "O Michael Jackson não vai ser cremado. Como é feito 86% de plástico, será reciclado na fábrica da Lego. Assim ele pode continuar a brincar com as crianças..." Fazer o quê...
Mensagem
“Há muita gente que confunde memória curta com consciência tranquila”.
O leão apaixonado
Certa vez um leão se apaixonou pela filha de um lenhador e foi pedir a mão dela em casamento. O lenhador não ficou muito animado com a ideia de ver a filha com um marido perigoso daquele e disse ao leão que era uma honra, mas muito obrigado, não queria. O leão se irritou; sentindo o perigo, o homem foi esperto e fingiu que concordava:
_ É uma honra, meu senhor. Mas que dentões o senhor tem! Que garras compridas! Qualquer moça ia ficar com medo. Se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras.
O leão apaixonado foi correndo fazer o que o outro tinha mandado; depois voltou à casa do pai da moça e repetiu seu pedido de casamento. Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau e tocou o leão para fora de casa.
Moral da história:
Quem perde a cabeça por amor, sempre acaba mal.
Aeronaves
O querido amigo Albertinho Botega justificava por estes dias que foi mal interpretado, inclusive por mim, com relação a uma suposta sugestão que ele teria feito para a reabertura do aeroporto de Tubarão. A ideia original é de que enquanto não houver uma definição da utilização daquela área, que ela possa servir, após uma análise apurada, para receber pequenas aeronaves de uso executivo. E explica: “Dias atrás um alto executivo das Lojas Marisa e outros seis colaboradores pousaram no aeroporto de Jaguaruna. Uma hora depois e 600 reais investidos eles chegaram a Tubarão em dois táxis. Ao saber que havia um aeroporto a pouco mais de duzentos metros do Farol Shopping, o executivo se indignou, dizendo que isto era uma grande burrice, e que a cidade haverá de perder muitas oportunidades de negócios por culpa deste equívoco”. Dito isso, Albertinho espera agora ter esclarecido de vez todo aquele bafafá gerado, e justifica dizendo que acha um desperdício deixar aquela área abandonada, servindo como pasto para alimentar gado. É, por este prisma, Albertinho realmente tem razão.
A pizza
De tantas andanças por este Estado o deputado Joares Ponticelli viveu por estes dias uma história engraçada. Ao chegar a seu apartamento em Florianópolis, resolveu pedir uma pizza. Meia hora após fazer o seu pedido ele recebe uma ligação em seu celular da pizzaria do Dilson, em Tubarão, dizendo que eles não estavam encontrando a rua Padre Roma, endereço indicado para a entrega. Só aí o deputado se deu conta do que havia acontecido. Chegou em casa em Florianópolis e, sem se dar conta, pediu uma pizza em Tubarão. A saída encontrada pelo deputado foi mandar debitar a pizza em sua conta e doá-la a alguém que ali chegasse, sem dinheiro e com fome.
Mais um candidato
O radialista, apresentador e colunista Arilton Barreiros disse em seu programa de rádio esta semana que foi convidado para ser candidato a deputado estadual pelo PTB. Acredito que depois de uma vida inteira dedicada à imprensa, ao povo tubaronense e com uma história de inúmeros serviços prestados, Arilton deveria colocar seu nome à disposição dos eleitores para que eles possam, enfim, retribuir. Seria uma boa forma de receber de volta a gratidão merecida. Ser candidato é um ato de coragem, eis aí uma enorme oportunidade ao nosso notório e respeitado homem da imprensa tubaronense.
A graça recebida
O bom amigo e colunista político do Diário do Sul Álvaro Lopes foi durante longos 20 anos vereador em nossa cidade. E assim, com seu jeito brincalhão, ele é cheio de histórias, e todas sempre muito engraçadas. No início da semana almoçávamos no Restaurante Popular, do não menos popular Ademarzinho, e então Álvaro dizia: “No tempo em que era vereador eu não só conseguia os ônibus como viajava junto com o grupo até a cidade de Aparecida do Norte. E ainda, na volta, eu fazia um churrasco de confraternização”. E na despedida, ele alertava aos companheiros e companheiras: “Olha, na hora de votar não esqueçam de mim, só assim suas graças serão atendidas”. Nada como ser gentil e solícito na hora de atender seus eleitores. E, claro, tem que saber fazer valer o esforço e o empenho desprendido.
Os casos de gripe
"Boa tarde, Deka May. Venho por meio dessa esclarecer uma informação repassada em sua coluna no dia de ontem (23/07/2009), que relata uma denúncia de que na PróVida havia nove casos do vírus H1N1 confirmados e que não estaria sendo divulgada tal informação. Esclareço que a PróVida está devidamente orientada sobre as condutas a serem tomadas quanto ao atendimento da gripe H1N1 e que existe uma "rotina" estabelecida pelo Ministério da Saúde (Vigilância Epidemiológica) para comunicação dos casos suspeitos a esse órgão, não sendo verdade o que foi relatado no e-mail recebido e divulgado na sua coluna. Agradeço desde já sua atenção, Clínica PróVida Ltda. - Fábio Vandresen - gerente - CRC/SC 22539/0-6 (48) 3631-1554". Nada melhor do que o necessário esclarecimento. Fico, junto com os tubaronenses, imensamente grato pela gentileza.
Aniversário
Hoje tenho dois compromissos de amigos que comemoram seus aniversários. O amigo Júnior, leia-se JF Guinchos, faz uma festa entre amigos e familiares na Hangar Eventos. E o amigo Dany Mendes recebe uma boa rapaziada e um grande número de mulheres lindas e perfumadas na Afuc. Um brinde os bons amigos...