terça-feira, 21 de julho de 2009

Coluna Deka Day do Jornal Diário do Sul ( terça-feira 21/07/2009)

Pneumonia
No hospital, o doente estava preocupado. - "O senhor tem certeza de que é pneumonia, doutor? Já ouvi falar de que casos em que o médico tratava o doente de pneumonia e ele acabava morrendo de outra coisa". "Não se preocupe", disse o médico. - "Quando trato de um doente com pneumonia, ele morre apenas de pneumonia!".
Mensagem
"Pior que o inimigo que fala, é o amigo que cala." Provérbio Árabe


A existência da alma

“O que se perde em negar a existência da alma? Os gregos, muito antes de Sócrates e talvez mesmo antes de Pitágoras, já a tinham inventado, sem falar nos egípcios, que acreditavam numa vida “post mortem”, mas com o corpo também e, por isso, faziam-se embalsamar. Essa visão do homem como ente, ao mesmo tempo terrestre e celestial, irá ganhar consistência teórica na filosofia de Sócrates e, sobretudo, na de Platão. Essa visão platônica da alma influiu na visão do cristianismo e, consequentemente, na teologia da Igreja Católica. Negamos a alma porque somos herdeiros do progresso econômico e científico que nos revelou a lógica material da natureza e da vida. O homem inventou Deus para que este o criasse? Se sou filho de Deus, tenho uma alma divina que me torna imortal. E é isso, essa capacidade de se inventar que nos distingue dos outros animais. Filho de Deus mesmo ou inventado por si mesmo, a verdade é que o homem necessita de transcendência e busca a eternidade. Por isso, precisa da alma, uma vez que o corpo, após a morte, vira pó”. Esta magistral e apoteótica inspiração faz parte de um artigo do inspirado Ferreira Gullar.

O medo da gripe
O medo da tal gripe suína, que já chegou à nossa região, pode ser notado mais facilmente. As pessoas não estão mais preocupadas com a doença, o que querem saber agora é quais são os cuidados que devem ser tomados em caso de contágio. Já está claro que a coisa saiu do controle e que agora cabe apenas tentar evitar o mal maior. O conselho dos especialistas é de que, inicialmente, ela deve ser tratada com os medicamentos da gripe comum. E, na dúvida, procurar um médico o quanto antes.

Parem de reclamar
Estes dias ouvi uma boa que serve na medida para aqueles que vivem a reclamar da vida: “Não diga a Deus que você tem grandes problemas – diga aos seus problemas que você tem um grande Deus!” Volta e meia eu brinco dizendo que Deus já deve estar de saco cheio de ouvir tantas reclamações e pedidos. Acho que sua caixa de e-mails e correio já devem estar superlotados. Se as pessoas reclamassem menos e se dedicassem mais a cumprir seus deveres, teriam menos problemas, ganhariam mais, seriam mais felizes e satisfeitos e não teriam tanto tempo para reclamar. Mas como é mais fácil arranjar um culpado, dá-lhe reclamação!!! Que Deus tenha muita paciência...

Indignação e medo
Esta carta foi colocada dentro da minha caixa de correio: “Caro amigo Deka May. Sou um leitor assíduo de sua coluna no jornal, e venho através desta expressar toda minha indignação sobre uma matéria que saiu no jornal dizendo que a proprietária de uma loja conhecida do centro da cidade estava trabalhando para colocar um posto policial no calçadão porque roubaram uma bolsa em uma loja, mas cerca de 10 minutos após o furto eles pegaram o ladrão. Me indignei com isso, pois trabalho em um estabelecimento comercial, perto da ponte do Morrotes, em Oficinas, e perto também de uma tradicional boca de fumo, o “beco da Valdete”, onde no ano passado e nesse ano aconteceram vários assassinatos, roubos, além do tráfico de drogas que rola livre nessa região. É um verdadeiro caos e nem sequer temos um carro policial para nos dar um pouco de segurança e tranquilidade. Esse é um desabafo e meu apelo às autoridades responsáveis de Tubarão. Desde já agradeço sua atenção. Assinado: um cidadão anônimo, revoltado e com medo”. Eis aqui o sentimento que não é solitário. Infelizmente vivemos um momento delicado e de extrema apreensão. Não existem milagres, e a violência tem motivos complexos. Mas enquanto isso, que pelo menos o Estado atue de forma rigorosa na tentativa de prevenir e coibir toda esta violência que não se cansa de invadir nossas vidas. É um negócio muito sério...

Não pagou
A pergunta que muitos se fazem é: “Estaria Romário sem dinheiro para pagar a pensão da ex-mulher e dos filhos?” Na semana passada ele dormiu uma noite na prisão e foi solto no dia seguinte após acertar o pagamento do valor devido. Era algo em torno de R$ 86 mil. Romário deve ter uma fortuna de dezenas de milhões, e parece estar enrolado e cheio de problemas, fofocas e dívidas. Celebridades também não estão livres de encrencas. E quanto mais dinheiro, maior o rolo...

Avon
Essa vale como curiosidade. A Avon é vendida no mundo inteiro e tem um exército de 5 milhões de revendedoras. Pra quem não sabia, como eu, esta história começou em 1886, em Nova York, quando um vendedor de livros teve a ideia de distribuir frascos de perfume como brinde aos seus clientes. Ao constatar que as fragrâncias faziam mais sucesso que os clássicos da literatura, mudou de ramo. Convocou uma dezena de mulheres para vender seus produtos e colocou o nome da empresa em homenagem à cidade natal do escritor William Shakespeare. No Brasil, a Avon desembarcou em 1959 e desde então tem sido um enorme sucesso de vendas.

O ovo de ouro
“Um homem e sua mulher tinham a sorte de possuir uma gansa que todo dia punha um ovo de ouro. Eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar, que assim não dava. Imaginando que a gansa devia ser de ouro por dentro, resolveram matá-la e pegar aquela fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a barriga da gansa, viram que por dentro ela era igualzinha a todas as outras. Foi assim que os dois não ficaram ricos de uma vez só, nem puderam continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um pouquinho sua fortuna. Moral da história: quem muito quer, muito perde. A ambição desmedida atrapalha o progresso. Não se deve forçar demais a sorte”.