segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (segunda-feira 27/07/2009)

Os olhos da alma
"Se ao me olhares
Conseguires ver apenas o meu sorriso
É porque vês a minha alma...
Mas, se ao me olhares
E se o seu coração sorrir...
É porque sua alma olha a minha!"
Mensagem
"Muito engraçado você pensar que o mundo é do seu jeito, ele não é! E muito menos gira em torno do seu umbigo".


O povo unido

Passo adiante um texto que deveria ser lido e compreendido por todos, mas infelizmente servirá para alguns poucos: “Nunca fui capaz de gritar em comícios “O povo unido jamais será vencido”. Primeiro, porque não sei o que é povo. Segundo, porque tenho medo de que o povo vença. É o povo que escolhe quem serão seus líderes, e também de forma democrática os seus bandidos, criminosos e corruptos. E que não digam que o faz por ignorância. O povo se vende fácil. E, terceiro, porque não é verdade que “o povo unido jamais será vencido”. Assisti pela TV a uma entrevista com Esquivel, prêmio Nobel da Paz. E, seguidamente, ao ser perguntado sobre que tática adotar diante dos absurdos dos governos, ele respondia: Que o povo diga não! Aí fiquei a perguntar: que povo? Onde ele se encontra? Dizer não de que forma? Lembrei-me de um encontro acidental que tive com meu amigo Paulo Wright, morto pelos militares. Eu passava pela Praça da República, em São Paulo, e ouvi alguém que me chamava: “Rubem, Rubem”. Era ele! Estava na clandestinidade. A sorte dos clandestinos já estava selada. A ditadura havia triunfado. Era só uma questão de tempo... Mas ele se segurava numa esperança absurda: O povo vai se levantar. Mas o povo tem medo. Ele só fica valente em grandes demonstrações. O povo não se levantou. Ele foi morto”. Do livro “Ostra feliz não faz pérola”, do filósofo e teólogo Rubem Alves.

Viver sabiamente
“O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas está no viver sabiamente e seriamente o presente momento”. (Sidarta Gautama)

Mulheres solteiras
“Em tese, deveria ser esta a condição das mulheres solteiras dentro da Constituição Federal:

ART 1º - Eu pego, mas não me apego!

ART 2º - Sócia não queima sócia... Afinal, somos uma cooperativa!

ART 3º - Figurinha repetida... Não completa álbum! A menos que seja premiada!

ART 4º - Metades da laranja?... Só com vodka!

ART 5º - Dia dos Namorados só se comemora num dia... Dia dos Solteiros? O resto do ano!

ART 6º - O pra sempre, sempre acaba!

ART 7º - Sem mentiras, você é solteira!

ART 8º - Namorar sempre tem um lado bom! Ser solteira... tem milhares!

ART 9º - Se divirta com os errados enquanto não acha o certo!

ART 10º - E, finalizando, amiga...

Mão do lado esquerdo do coração e cantando o hino:

“Agora eu sou solteira e ninguém vai me segurar... daquele jeito!”

Cães envenenados
O leitor Gabriel Mateus enviou e-mail indignado com uma das tais fotos que mostram dois idiotas torturando e sacrificando filhotes de cães. Um negócio absurdo que já há algum tempo circula na internet. Claro que eu aqui não vou mostrar essa coisa, mas faço questão de comentar porque na sexta-feira à noite, quando fui ao Supermercado Angeloni, encontrei duas leitoras, também minhas eleitoras, que muito incisivamente me cobraram sobre a situação do canil público. E elas então me relataram que no bairro Revoredo vários cães estão sendo envenenados. E agora? Quem os mata, na verdade é porque já não os suporta mais, seja por crueldade, impaciência, sujeira ou inúmeros outros motivos. De qualquer forma, é um ato repugnante e seria evitado se já tivéssemos um Centro de Controle de Zoonoses, referência que, pessoalmente, acho mais conveniente do que Canil Público. Mas, enfim, sem parar de lutar por uma solução, acredito, mesmo carregando este sentimento de “eunuco”, que muito em breve este drama possa ser definitivamente resolvido. Tenho certeza de que vai...

Conversa no supermercado
Ainda na sexta-feira encontrei no supermercado os amigos Tadeu Bongiolo, Valdinho Gelosa, o secretário de Indústria e Comércio Estener Soratto e o adjunto Albertinho Botega. Com estes dois últimos eu comentava sobre a questão do canil. E justifiquei: “Quem bota a cara pra bater somos nós! Daqui a pouco quem vai começar a bater sou eu!!! Não vejo outra saída!” Já com os amigos Tadeu Bongiolo e Valdinho a conversa, essa mais amena, foi sobre a promoção do azeite de oliva, eleições de 2010, custo de vida, passado, futuro etc... Nada melhor do que um bom bate-papo!

A porca de Barrichello
E quem poderia imaginar que uma porca, ou uma mola, vinda do carro de Barrichello, acertaria a cabeça do seu compatriota? Era só o que faltava! Mesmo involuntariamente Rubinho acabou causando um estrago. Desta vez, em quem será que ele irá colocar a culpa? Foi um acidente terrível, e mesmo diante de tanto azar acho que Felipe Massa, se escapar sem sequelas, deverá, desde já, se considerar um cara de muita sorte. Era pra ter morrido só com a “pedrada” na cabeça! Mas ainda acho que a verdadeira culpada foi aquela “nuvem de azar” que não se cansa de acompanhar o nosso pé de chinelo Rubinho Barrichello. De tão azarado, já ta conseguindo jogar “ziquizira” pra cima de terceiros. Xô, coisa ruim...