quinta-feira, 9 de julho de 2009

Coluna Deka May Jornal Diário do Sul ( quinta-feira 08/07/2009)

Autoajuda
Se a sua autoestima é baixa nem adianta procurar a saída em frases, gravações ou livros de autoajuda. O efeito pode ser ainda pior. Pesquisadores advertem ainda que a autoajuda virou um grande negócio, mas que nada resolve para aqueles que têm baixa autoestima. Nestes casos, só um tratamento com acompanhamento de médicos e profissionais. Não é fácil...
Mensagem
"Embora seja difícil encontrar o original, é fácil reconhecê-lo."
Nossa consciência
“É bom quando nossa consciência sofre grandes ferimentos, pois isso a torna mais sensível a cada estímulo. Penso que devemos ler apenas as coisas que nos ferem, que nos afligem. Se o livro que estamos lendo não nos desperta como um soco no crânio, por que perder tempo lendo? Para que ele nos torne felizes, como você diz? Oh Deus, nós seríamos felizes do mesmo modo se esses livros não existissem. Livros que nos fazem felizes poderíamos escrever nós mesmos num piscar de olhos. Precisamos de livros que nos atinjam como a mais dolorosa desventura, que nos assolem profundamente – como a morte de alguém que amávamos mais do que a nós mesmos –, que nos façam sentir que fomos banidos para o ermo, para longe de qualquer presença humana – como um suicídio. Um livro deve ser um divisor de águas para o mar congelado que há dentro de nós”.
Autor precoce
Antigamente o sujeito, pra escrever um livro de sucesso, tinha que ter um nome importante ou uma bela história, tinha que ser pelo menos um personagem ou alguém importante e respeitado. Mas eis que a modernidade transformou nossas vidas, chutou inúmeros conceitos e virou de cabeça pra baixo uns e outros parâmetros que nos serviam como orientação. O exemplo típico é o daquele guri de 10 anos de idade que virou praticamente uma celebridade nos Estados Unidos ao escrever um livro com o sugestivo título: “Como falar com meninas”. É o Don Juan dos tempos modernos – vai ver o conquistador precoce deve relatar, com toda experiência, ou apenas muita criatividade, as artimanhas de uma conquista com endereço certo, no caso, o seu público consumidor. O que mais impressiona é que ele, na mesma onda, já lançou mais dois livros - “Como falar com pai e mãe” - e já prepara mais um que tem como título “Como falar com Papai Noel”. E vem aí “Como falar com Deus”, com a vovó, vovô, vizinha, o amigo, o cachorro etc. As coisas mudaram... e como!!!
Mal de Alzheimer
“Ratos criados em laboratório e programados para desenvolver sintomas do Mal de Alzheimer na velhice tiveram problemas de memória revertidos depois de ingerir 500mg de cafeína por dia, segundo um estudo do Alzheimer’s Disease Research Center da University of South Florida, nos Estados Unidos. Uma outra pesquisa, da mesma universidade, revelou que a cafeína diminuiu significativamente níveis anormais da proteína beta-amiloide - associada ao Mal de Alzheimer - tanto no cérebro como no sangue de ratos que apresentavam sintomas da doença. Os dois trabalhos, publicados na revista científica online Journal of Alzheimer’s Disease, deram continuidade a pesquisas anteriores, segundo as quais a ingestão de cafeína no início da fase adulta preveniu problemas de memória em ratos criados para apresentar o Mal de Alzheimer na velhice. “Os novos resultados oferecem evidências de que a cafeína pode ser usada como um tratamento viável para o Mal de Alzheimer quando já estabelecido, e não simplesmente como uma estratégia de proteção”, disse o principal autor do estudo, Gary Arendash”. Isso é importante porque a cafeína é uma droga segura para a maioria das pessoas, entra com facilidade no cérebro e parece afetar diretamente o processo da doença”. Baseados nos resultados obtidos em ratos, os pesquisadores esperam iniciar pesquisas com humanos para avaliar se a cafeína poderia beneficiar pessoas no estágio inicial da doença”. Eis aí uma boa notícia, já que esta tem sido uma doença que tem acometido cada vez mais um número maior de pessoas. Não é à toa que Dercy Golçalves tinha, como muitos diziam, uma memória de elefante – todos os dias ela tomava boas doses de guaraná em pó. Tá explicado...
Dias de chuva
Na Austrália, autoridades acharam um jeito de evitar acidentes de carro em autoestradas nos dias de chuva. Outdoors com o rosto de uma criança foram colocados ao longo da estrada, e quando começa a chover o menino começa a chorar sangue. Não há como os motoristas passarem despercebidos pelas placas. Mesmo tendo um ar chocante, o resultado tem sido positivo e, claro, os acidentes diminuíram.
Paz entre os povos
Estados Unidos e Rússia podem com seus arsenais atômicos destruir o planeta por 34 vezes. Ou seja, dá pra imaginar o tamanho do poder de fogo destas duas nações? Mas, aparentemente, a paz reina entre os presidentes Obama e Putim. Acho que um dos maiores desafios do presidente norte-americano é de não poupar esforços para tentar conseguir a paz entre os povos. Sua visita à Rússia é fundamental, e com certeza se estes estiverem juntos nenhum louco ousará estar contra. Que assim seja...
Emocionante
Talvez a única manifestação 100% sincera no funeral de Michael Jackson tenha sido a de sua filha. Emocionante, verdadeiro, um sentimento puro de amor pelo pai falecido. Certamente recairá sobre os três filhos do astro o maior fardo a ser carregado. Se antes eles andavam com os rostos cobertos, agora terão suas vidas invadidas da pior forma possível. Que seus tutores saibam, pelo menos, preserva-los...coisa que eu duvido!!!
Beatificado
O jornalista Jorge Pontual entrevistava a também jornalista Ana Maria Baiana na terça feira, em frente ao local onde havia acontecido o evento do funeral de Michael Jackson. E algums comentarios foram mesmo de chamar a atenção. Primeiro quando ambos acharam que o astro, de tão absolutamente adorado, talvez seja em breve, quem sabe, beatificado. Vejam só!? E segundo quando veio a informação de que a familia não irá enterrar o corpo. E a sujestão de ambos foi que talvez a família esteja pensando e fazer um grandioso mausoléu para receber os restos mortais do cantor. E Jorge Pontual ainda sugeriu: “Eles talvez possam querer embalsama-lo, e criar um local onde seus fãs poderão, pra sempre, visita-lo.” Por ai da pra se ter uma ideia de como tal assunto ainda vai dar pano pra manga. E como...
Gambiarra
Recebo, gosto e repasso: “Há um conto japonês milenar que é mais ou menos assim:
Em uma planície, viviam um Urubu e um Pavão. Certo dia, o Pavão refletiu: Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém nem voar eu posso, de modo a mostrar minha beleza. Feliz é o Urubu que é livre para voar para onde o vento o levar.
O Urubu, por sua vez, também refletia no alto de uma árvore: Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos, quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele Pavão.
Foi quando as duas aves tiveram uma brilhante idéia em comum e se juntaram para discorrer sobre ela: cruzar-se seria ótimo para ambos, gerando um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a graciosidade de um Pavão.
Então cruzaram e daí nasceu o peru – que sabe-se, é feio demais!
Moral da história: “Se está ruim, não venha com gambiarra que piora!”