segunda-feira, 6 de julho de 2009

Coluna Deka May Jornal Diário do Sul (segunda-feira 06/07/2009)

Na teoria e na prática
"Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu." Albert Einstein

Mensagem
"Um líder sabe a melhor coisa a fazer, um gestor sabe apenas qual a melhor maneira de executa-lo." Ken Adelman

Comendo capim

Essa é mais uma daquelas tiradas sensacionais que jamais devem ser esquecidas:
“No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:
-Quantos rins nós temos?
-”Quatro!”- Responde o aluno.
-”Quatro?” - Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos.
–”Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala.” - ordena o professor a seu auxiliar.
- “E para mim um cafezinho!”
- Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como o ‘Barão de Itararé’. Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:
-O senhor me perguntou quantos rins ‘nós temos’.. “Nós” temos quatro: dois meus e dois seus. “Nós” é uma expressão usada para o plural. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim. A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento! Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou “acreditarem” que o tem, se acham no direito de subestimar os outros...E haja capim!!!”

Verdadeiros Amigos
Diz uma antiga lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. O outro, ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia: hoje, meu melhor amigo me deu um tapa no rosto.

Seguiram viagem e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo.

Ao recuperar-se, pegou um estilete e escreveu numa pedra: hoje meu melhor amigo salvou-me a vida.

Intrigado, o amigo perguntou:

- “Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora escreveu na pedra?” Sorrindo, o outro amigo respondeu:

- “Quando um grande amigo ofende-nos, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão encarregam-se de apagar; porém, quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra, onde vento nenhum do mundo poderá apagar...”

Grandes heróis
“Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana. A história de todas as culturas está cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do “normal estatístico”. Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstâncias “normais”. Tente se dar conta disso.” (Juan Luis Lorda).

Os cães
“Para um cão,você não precisa de carrões, de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significavam nada para ele. Um graveto já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?”

Suposta Proteção
“Deka May, estou escrevendo para perguntar por que a proteção com o bairro Oficinas? Pois desde um tempo atrás quando houve uma onda de assassinatos por causa de drogas foi repassado que a região da ponte do Morrotes é Fabio Silva e não Oficinas, dia desses o tiroteio da praça da antiga Love Story - foi dito no jornal que ali é bairro Monte Castelo e não Oficinas - o Beco da Valdete o jornal publica que é no Fabio Silva e não em Oficinas. Sei que o bairro Oficinas é um bairro muito importe para cidade, mas porque omitir os fatos ocorridos nele e denegrir bairros vizinhos. Muito Obrigado. Roberto Andrejczuk – “Eduquem as crianças e não precisarão punir os homens.” Então meu caro amigo Roberto, saiba que realmente eu nunca havia percebido tal proteção. Seus argumentos, da forma como você coloca aqui, fazem até sentido. Mas talvez as citações estejam sendo feitas desta forma pela imprensa, mais no sentido de facilitar a localização do que de descriminação. Talvez...

fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm