terça-feira, 28 de julho de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (terça-feira 28/07/2009)

As nossas conquistas
"Nada mais sou que o reflexo das minhas atitudes, o fogo das minhas paixões, o suspiro dos meus amores , a esperança dos meus desejos , a determinação das minhas buscas , a espera das minhas angustias , as lagrimas dos meus sofrimentos , a construção dos meus sonhos , o carinho da minha família e amigos , a vitória das minhas conquistas, o orgulho de ter chegado onde cheguei e a satisfação de ser quem eu sou...."

Mensagem
"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso dar apenas, boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que a vida faça o resto..."


Olhe para Deus

"Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:

Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me.Aí, então, derrame uma lágrima.

Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar.Mas, de vez em quando, dê uma olhadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas? Então ore para que nós vivamos como quem sabe que vai morrer um dia!!!"

Visão realista
“Bom dia Deka May! Sou leitor assíduo da sua coluna e acho que é o espaço mais democrático na mídia tubaronense para que um assunto como a Gripe Suína seja debatido! O número de mortes só vem aumentando cada vez mais, sem parar, no Brasil inteiro e o que não podemos fazer é sermos omissos e permitirmos que hospitais ajam com negligência, se negando a fazer os devidos exames em pacientes que apresentam os sintomas! Todo mundo sabe que nos hospitais, principalmente os públicos, o tratamento é na base do “isso não é nada”... a mídia tem que ficar de olho, cobrar deles que façam os exames e que tenham mais fraternidade com os pacientes, afinal somos todos humanos e estamos vivendo não um surto, mas uma epidemia global. Abraços do seu leitor - João Vitor de Oliveira”

Eficiência e dedicação
Como criticar é bem mais fácil do que elogiar, vai aqui um justo reconhecimento ao Secretário de Serviços Públicos de Tubarão, Fabiano Bittencourt, e claro, a sua eficiente equipe de assessores e funcionários. Tem sido comum ouvir elogios desprovidos de que a cidade esta com uma melhor aparência, com um aspecto mais “saudável”. Além disso, muitas idéias e projetos estão sendo implementados pela eficiente equipe das adoráveis Jussara, Edna e Simoni. Fazer justos elogios é uma obrigação...

Caça aos Comunistas
“Amigo Deka May. Na sua coluna desta segunda feira você mencionou o nome de Valdinho Gelosa. Ele é o filho do Valdo Gelosa que trabalhou no Banco do Brasil? Se for, serviu o exército comigo, no tempo da revolução, quando atravessamos o sul de SC, montados naqueles caminhões antigos norte americanos, atrás de comunistas (nem sabíamos o que era aquilo).

Tenho até um livreto escrito por um sargento à época. Abraços - Mário Menezes”. Então Mario, é este Valdinho mesmo a que te referes, filho mais velho do seu Valdo e da Dona Maria, e segundo consta, ele a muito largou sua busca incessante aos comunistas.

O rugido do Leão
No jogo de domingo entre Hercílio Luz e Prospera aconteceu um lance inusitado na hora da cobrança do pênalti a favor do time tubaronense. O técnico Grizzo, a beira do gramado, indicava com as mãos que o numero 9 do time, o centroavante Edson Bugrão deveria cobrar a penalidade. Só que o obstinado jogador Rodrigo Silva, o camisa 10 chamou a responsabilidade pra si. Triste decisão! E assim, em meio a discussão o lateral Hudson, entrou na parada na certa dizendo: “nem um, nem o outro...deixa que eu bato!” Mas, o camisa 10 cotovelou, ajeitou a bola e...Deus do céu!!! Deu um petardo de uns 100 metros de altura. Se por ali passasse um urubu - teria sido atingido! Ora, ora!!! A partir dai o time do Hercílio que até então vencia de um a zero, descambou, e acabou perdendo de dois a um. O que era pra ter sido uma vitória fácil virou uma triste decepção. Então eu pergunto: Onde será que andam os nossos urubus??? Da próxima vez, quem sabe, eles aprecem, e quem sabe, nos trazem mais sorte. Ruge Leão..ruge!!!

Tiro ao alvo
A revista Veja dessa semana dedicou sua capa e uma extensa matéria com um cunho devastador sobre aquele que é considerado o maior partido do país, o PMDB. Uma das figuras que mais admiro no cenário político brasileiro é o senador gaúcho Pedro Simon, que é um peemedebista histórico. E talvez seja ele um dos poucos, se não o único a ser poupado dos tais “medalhões” deste partido. Poucas foram às vezes que vi manifestações tão graves quanto às contidas na matéria, como estas: “O PMDB usa a sua força para promover a corrupção, o compadrio e o nepotismo. O MDB foi à encarnação do bem no combate à ditadura. Ganhou um P e virou a encarnação do mal da democracia”. Apesar disso – pois, seria cinicamente impensável escrever “por causa disso”- o partido é alvo de cobiça. Está no governo Lula assim como esteve em todos os governos nos últimos 24 anos. Se nenhuma turbulência ocorrer, já se prepara para participar do futuro governo eleito em 2010. (...) O PMDB é um partido sem identidade ideológica, sem espinha dorsal programática, o que facilita as conversas na linha “hay gobierno, estoy dentro.” (...) A voracidade do PMDB, símbolo da resistência democrática convertido ao fisiologismo, transformou-se num paradoxo político. Sem ele, não se governa. Com ele, abre-se a porteira para a corrupção e o clientelismo.”

Fonte:
http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm