sábado, 8 de agosto de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (sábado, 08/08/2009)

Vale a pena
Por mais que tudo possa parecer infinitamente perdido, sempre haverá um amanhã... Sempre haverá alguém ou alguma coisa que nos fará acreditar que ainda vale a pena erguer a cabeça e continuar....

Mensagem "A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe".

Pai de verdade

Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer. Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.
Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.
Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.
Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.
Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.
Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.
Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha tudo aquilo que merecer e realmente desejar.
Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe até que ponto está alimentando um espírito de dependência.
Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para um caminho de honestidade e de bem.
Pai de verdade mesmo não diz "faça isto" ou "faça aquilo", mas sim "tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe".
Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.
Pai de verdade mesmo é o amigo sempre presente, atento e amoroso - com a alma de joelhos - pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos...
Essa é uma homenagem a todos os pais, inclusive ao meu...

Mobilização
O município de Capivari de Baixo é o primeiro a criar o Centro de Triagem da Gripe (C.T.G.). É um segundo acesso para o Pronto Atendimento, separado da entrada principal, evitando o contato com pacientes suspeitos com o vírus da Gripe A. É a secretaria municipal de Saúde criando meios para evitar a proliferação da gripe.

Fruta dá disposição
Na Índia, a medicina ayurvédica prega que ingerir 30 minutos antes do café da manhã meio copo de água morna com o suco de limão purifica e cicatriza o corpo. No Ocidente, estudos mostram que uma unidade da fruta fornece a dose diária necessária de ácido cítrico, que dá energia às células e melhora o funcionamento do organismo. É importante ressaltar que o açúcar e o adoçante neutralizam a substância. Por isso, quem não é fã do sabor azedo deve combinar o limão com melancia, maçã ou uva, segundo químicos. A película branca que reveste os gomos também é fonte de pectina, fibra que aumenta a saciedade, e a casca ajuda a prevenir o câncer. Use no suco.

Bolo...
Marcelinho é um garoto muito guloso. À mesa, na hora do lanche, depois de ter comido tudo que via em sua frente, voltou-se para sua mãe e disse: - Pô, mãe, me dá mais bolo de chocolate? - Oh, Marcelo, será que não chega de comer? Mais um pedaço de bolo e você vai estourar! - Não faz mal, mãe. Me dá o bolo para eu comer e sai de perto...

Sabe nada...
Carlinhos foi pescar com o pai. Passado algum tempo, o garoto pergunta: - Pai, como é que os peixes respiram debaixo d'água? - Não sei, meu filho! Pouco depois: - Pai, por que o céu é azul? - Não sei, meu filho! Pouco depois: - Pai, por que os barcos não afundam? - Isso eu também não sei, meu filho. - Pai, você não se incomoda de eu ficar fazendo essas perguntas, não é? - Claro que não, meu filho! Se você não perguntar, nunca vai aprender nada!

Soneca
Assim como nós devemos dormir, os animais também têm essa necessidade. Você já parou para pensar quanto dorme um animal por dia? Pois então... Segue aí a interessante informação: Baleia - 1 hora Boi - 4 horas Cão - 10 horas Cavalo - 3 horas Elefante - 3 horas Foca - 6 horas Gato - 15 horas Girafa - 2 horas Golfinho - 10 horas Leão - 18 horas Morcego - 19 horas Porco - 8 horas Preguiça - 20 horas Rato - 13 horas Zebra - 3 horas

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm