segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Deka May do Jornal Diário do Sul (sábado, 29/08/2009)

Sábado numa boa
Opções de lazer não faltam neste sábado. No cinema do Farol shopping tem a estréia do filme “Os Normais 2”. Na Marawê a partir das duas da tarde e seguindo noite adentro rola a tal Porcada de inverno. Já no El Mondo tem uma noite musical especial com a bela Ana Paula e sua banda Twist. Então, de tudo vai rolar...

Mensagem
“Eu permito a todos ser como quiserem, e a mim como devo ser.”

Se um cão fosse seu professor...
Você aprenderia coisas assim: Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro. Nunca perca uma oportunidade de ir passear de carro. Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto. Mostre aos outros que estão invadindo o seu território. Tire uma soneca no meio do dia e espreguice antes de levantar. Corra, pule e brinque todos os dias. Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem. Não morda quando um simples rosnado resolve a situação. Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo. Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado...volte e faça as pazes novamente. Aproveite o prazer de uma longa caminhada. Se alimente com gosto e entusiasmo. Coma só o suficiente. Seja leal. Nunca pretenda ser o que você não é. Se você quer se deitar embaixo da terra, cave fundo até conseguir. E o MAIS importante de tudo... Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar. A amizade verdadeira não aceita imitações!!! E nós precisamos aprender isto com um animal que, dizem, é irracional...

Dor de Cotovelo
Lupicínio Rodrigues, famoso compositor gaúcho, foi um dos mais reconhecidos autores de letras melancólicas. Em muitas delas, dizia que o bar era o lugar ideal para curar os descaminhos da vida afetiva. Apesar de não ser possível apontá-lo como o autor da expressão, foi Lupicínio que cumpriu a função estética de popularizar a lendária “dor de cotovelo”. A alegoria que dá sentido ao termo faz justa alusão a quem encosta-se ao balcão de um bar para esquecer o amor perdido e se embriagar. Seguindo a explicação, de tanto ficar recostado no balcão, em completa inapetência, aquele que já sofre por amor acaba “contraindo” uma terrível dor de cotovelo. Pelo que se observa em muitas composições, Lupicínio não foi o único a popularizar tal expressão... Êta dor de cotovelo danada!

O bambu chinês
“O bambu chinês (bambusa mitis) é uma planta da família das gramíneas, nativa do Oriente. Mas há uma particularidade muito interessante, relativa ao seu crescimento. Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo. Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... Uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

O bambu chinês 2
Um escritor famoso escreveu: Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses, ou anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava... O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos... Em nosso trabalho, especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças... de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização. Para ações devemos sempre lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão. Tenha sempre dois hábitos: persistência e paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos! “É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.” Muito legal!

Mazorapada
“Oh ! Que saudades que tenho; Da aurora da minha vida; Da minha infância querida; Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores; Naquelas tardes fagueiras; À sombra das bananeiras; Debaixo dos laranjais! É assim que a população têm olhado para o Legislativo de Tubarão, com saudades dos bons tempos, onde os problemas sempre tiveram lugar cativo, porém, nunca levados a público, comprometendo e envolvendo a pessoalidade, o individualismo e a vaidade.A Câmara de Tubarão tem recebido um bom público, as rádios têm alcançado altos índices de audiência na terça-feira e na sexta-feira, não pela qualidade da pauta ou da programação, mas para ver ou ouvir qual será ou foi o último show. Tem sido um espetáculo a parte as seções do legislativo. Um show que nos lembra uma Mazaropada, isto mesmo, parece um filme do Mazarope. Alguns são bem aconselhados para resgatarem a dignidade, recebendo o conselho: “A corda” enquanto é tempo, mas parece que para eles entendem diferente, pensando que a corda está em cima do poço. Como em casa de enforcado não se fala em corda, a vida segue. Abraços. Delourdes Favari.” E-mail recebido, lido, e democraticamente dividido com os leitores. E é assim...a vida segue, cada qual no seu caminho!!!

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm