quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (quarta, 19/08/2009)

Sabedoria
Se alguém hoje lhe bloquear a porta, não gaste sua energia com confronto, procure as janelas. E lembre-se da sabedoria da água: “Ela nunca discute com seus obstáculos, simplesmente os contorna”.

Mensagem
As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes.

Enquanto os ventos sopram
Recebo, gosto e repasso: "Conta-se que um fazendeiro que possuía terras ao longo do litoral do Atlântico tinha sérios problemas para contratar funcionários, já que poucos queriam trabalhar onde os riscos de tempestades eram constantes. Todos temiam as tormentas que varriam aquela região, fazendo estragos nas construções e nas plantações. Finalmente, um homem baixo e magro, de meia-idade, se aproximou do fazendeiro.
- Você é um bom lavrador? - perguntou o fazendeiro.
- Bem, eu posso dormir enquanto os ventos sopram - respondeu o pequeno homem.
Embora confuso com a resposta, o fazendeiro, desesperado por ajuda, o empregou. O pequeno homem trabalhou bem ao redor da fazenda, mantendo-se ocupado do alvorecer até o anoitecer, e o fazendeiro estava satisfeito com o trabalho do homem. Então, uma noite, o vento uivou ruidosamente. O fazendeiro pulou da cama, agarrou um lampião e correu até o alojamento dos empregados. Sacudiu o pequeno homem e gritou:
- Levanta! Uma tempestade está chegando! Amarre as coisas antes que sejam arrastadas! O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente:
- Não, senhor. Eu lhe falei: eu posso dormir enquanto os ventos sopram.
Enfurecido pela resposta, o fazendeiro estava tentado a despedi-lo imediatamente. Em vez disso, ele se apressou a sair e preparar o terreno para a tempestade. Do empregado, trataria depois. Mas, para seu assombro, ele descobriu que todos os montes de feno tinham sido cobertos com lonas firmemente presas ao solo. As vacas estavam bem protegidas no celeiro, os frangos nos viveiros, e todas as portas muito bem travadas. As janelas bem fechadas e seguras. Tudo foi amarrado. Nada poderia ser arrastado. O fazendeiro, então, entendeu o que seu empregado quis dizer. Então, retornou para sua cama para também dormir enquanto o vento soprava. O que se quer dizer com esta história é que quando se está preparado - espiritualmente, mentalmente e fisicamente - não se tem nada a temer. Você pode dormir enquanto os ventos sopram em sua vida? Um ótimo dia pra você hoje! E se por acaso hoje ventar, pode contar comigo para que possamos dormir tranquilos enquanto, lá fora, o vento sopra".

Honestidade em xeque
"Os que se aproximam dos políticos para pedir empregos públicos, nomeações para cargos estratégicos, favores em negócios com o governo ou para oferecer-lhes suborno, por acaso são mais dignos que eles? É evidente que os políticos brasileiros não são os únicos responsáveis pelo Estado a que as coisas chegaram. Antes de tudo, porque muitos são honestos e bem intencionados; depois, porque o clientelismo que os cerca é uma praga que nos aflige desde os tempos coloniais". Esta manifestação é do médico Dráuzio Varellla, que pela primeira vez, como colunista de jornal, se disse obrigado a falar de política. E ele continua: "Essa realidade, que privilegia a impostura e perdoa antecipadamente os deslizes cometidos pelos que deveriam dar exemplo de patriotismo e de respeito às instituições serve de pretexto para comportamentos predatórios (se eles roubam, por que eu não?), gera descrédito na democracia e, muito mais grave, a impressão distorcida de que todo político é mentiroso e ladrão". Informações essenciais, para que nós, meros mortais, possamos formar nosso ponto de vista. É um verdadeiro mosaico...

Sucesso
"Rir muito e com frequência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso".

Sabedoria milenar
"O mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente".

Os caminhos pretendidos
"Sou entre flor e nuvem, estrela e mar. Por que havemos de ser unicamente humanos, limitados em chorar? Não encontro caminhos fáceis de andar. Meu rosto inquieto desorienta as firmes pedras, que não sabem de água e de ar". Uma adorável leitora, que não se cansa de me acompanhar, enviou mais esta singela preciosidade poética.

Vida saudável
Conquistar uma vida longa e feliz é um sonho coletivo que ganha evidência pelo aumento da oferta de produtos e serviços de saúde e bem-estar. No entanto, pesquisas recentes revelam que os brasileiros estão mais estressados, se alimentam mal e se exercitam pouco. Uma das consequências mais notáveis é a obesidade, doença que pode desencadear outras 30. Hoje, 43% da população está acima do peso ideal. A chave para viver mais e melhor está em uma profunda revisão de hábitos e estilo de vida. Exercitar-se, parar de fumar e se alimentar de maneira mais saudável pode reduzir em 80% o aparecimento de doenças, inclusive a obesidade. Taí uma boa sugestão para uma vida mais saudável...

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm