terça-feira, 25 de agosto de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (terça, 25/08/2009)

Sabedoria do Mundo
Não fiques em terreno plano.
Não subas muito alto.
O mais belo olhar sobre o mundo.
Está a meia encosta.

Mensagem
Faz bem aprender coisas novas, melhor ainda é esquecer algumas velhas!

Os verdadeiros amigos
Um jovem recém casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido, bebericando chá gelado durante uma visita ao seu pai.
Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as responsabilidades da vida, as obrigações da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo e lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho: - Nunca esqueça seus amigos, aconselhou! Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos.
Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com eles; faça coisas com eles; telefone para eles...
Que estranho conselho! Pensou o jovem... Acabo de ingressar no mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e a família que iniciaremos serão tudo que necessito para dar sentido à minha vida! Contudo, ele obedeceu ao pai. Manteve contato com seus amigos e anualmente aumentava o número de amigos. Na medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava.
Na medida em que o tempo e a natureza realizam suas mudanças e mistérios sobre um homem, amigos são baluartes de sua vida.
Passados mais de 50 anos, eis o que aprendi:
- O Tempo passa.
- A vida acontece.
- A distância separa..
- As crianças crescem.
- Os empregos vão e vêem.
- O amor fica mais frouxo.
- As pessoas não fazem o que deveriam fazer..
- O coração se rompe.
- Os pais morrem.
- Os colegas esquecem os favores.
- As carreiras terminam.
MAS... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês. Um amigo nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida!
Só queria dizer que a distância traz a saudade, mas nunca o esquecimento...

Boa semana...
“Caro amigo Deka May - tenho estado muito feliz com nossos almoços lá no GRILL. Pessoas inteligentes, interessantes e bem dispostas reunidas em torno da boa mesa para sempre debater, encontrar soluções, propor idéias e pensar em um futuro melhor para Tubarão e seus filhos. Empresários, políticos, jornalistas e profissionais liberais, que podem fazer algo em prol do bem comum, tem o dever de ao menos tentar desenhar uma cidade cada vez melhor para todos. Os frutos do avanço intelectual e da capacidade de promover mudanças positivas sempre foram as alavancas que modificaram o mundo para o bem, para a justiça, para a fraternidade, para a igualdade e para uma maior liberdade de idéias que só podem sobreviver pelo livre debate e aceitação. Apesar da mentalidade mesquinha e invejosa estar sempre tentando se infiltrar para corromper o altruísmo em prol da maldade, os que lutam por de uma sociedade mais perfeita sempre triunfarão. Desejando uma semana repleta de realizações positivas, cabe citar Mercedes Sosa entoando um belo verso de Bertolt Brecht. A música, do disco Sentinela de Milton Nascimento - do início dos anos 80 -, chama-se "Sueño con serpientes" : "Ay hombres que lutan un dia y son buenos, ay otros que lutan un año y son mejores, ay quienes lutan muchos años y son muy buenos, pero hay quines lutan toda la vida - estos son los imprescindibeles... Forte e cordial abraço, do teu bom amigo, Domenico Penino”.

Nas Coxas
Tantas frases são ditas no nosso dia a dia, mas às vezes nem sabemos de onde se originou tal expressão. Uma que muito popular é quando as coisas são levadas “nas coxas”. Vamos ao conhecimento... As primeiras telhas dos telhados nas casas aqui no Brasil eram feitas de argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido as diferentes tipos de coxas. Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito. Legal...

Não Importa
“Não importa em quantos pedaços seu coração foi quebrado, o mundo nunca pára para que você o conserte. Aprenda que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar, que realmente é forte e que pode ir muito mais longe. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida. Nossa dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.”

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm