quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (quarta, 12/08/2009)

O Sucesso
"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis".

Mensagem “Vemos somente duas coisas nas pessoas: o que queremos ver, e o que nos mostram”.

Calamidade em Tubarão
Segue aqui a opinião, tipo desabafo, de algumas leitoras: “Bom-dia, Deka May. Achei de uma ignorância total os departamentos públicos de Tubarão deixarem abertos somente o comércio e os supermercados. Por que isso? Não irá resolver que a gripe A pare de se alastrar, pois também trabalho no comércio e vejo a movimentação de mães com suas crianças nas lojas, dando voltinhas! Isso é o cúmulo! E sem falar que essas mães que trabalham no comércio não têm nem com quem deixar seus filhos. Tem que trazê-los para loja! A solução seria fechar o comércio e os supermercados no mínimo três dias. Já que na região já passa de 300 os casos suspeitos dessa gripe A, e os hospitais estão lotados. Se todos os setores da prefeitura se mobilizassem de verdade, já teriam fechado o comércio e os supermercados e obrigado a população a ficar em casa e receber multa se estivesse fora! Pois só assim para esta gripe A parar. Pensem, analisem e tomem a melhor decisão! Atenciosamente, Aline Nazário, Ângela Borges e Joyce Garcia”. Esta opinião, embora extremada, deve ser considerada. A situação é muito séria...

Epidemia
Epidemias, como a recente gripe suína, causam pânico, preocupação e mortes. Sempre foi assim, desde que o homem começou a conviver com as bactérias, as formas de vida mais antigas do planeta. As doenças têm formas variadas e as mortes podem ser provocadas tanto por uma enfermidade antiga quanto por um novo vírus. Em muitos momentos da História populações foram arrasadas por mortes em grande escala. A diferença em relação às epidemias atuais é que, antigamente, não eram conhecidas as causas de muitas doenças e não era possível, como hoje, fazer um trabalho preventivo. Hoje, com um mundo globalizado e grande acesso à informação e tecnologia, pode-se controlar facilmente o desenvolvimento dos casos. Doenças como cólera, varíola, sarampo e gripe mataram milhões de pessoas em diferentes épocas e lugares.

Epidemia 2
A pior epidemia da história da humanidade foi a peste bubônica, que matou um terço da população europeia. Com início em 1347, a doença se espalhou rapidamente, seguindo as rotas marítimas. Em 1348, a doença já havia atingido as áreas mais densas dos mundos cristão e muçulmano. A peste chegou num momento de crise agrária e fome. Por volta de 1350, toda a Europa Central e Ocidental tinha sido afetada. Após essa grande epidemia, a doença não desapareceu e continuou provocando surtos de tempos em tempos. Os sintomas da peste bubônica são mal-estar, febre, dores no corpo e inchaços do tamanho de um ovo, conhecidos como bubões. A coloração azulada que dá nome à doença ocorre pela falta de oxigenação da pele, pela insuficiência pulmonar. Ratos com pulgas contaminadas pelo bacilo foram um grande fator de disseminação da peste na época. Segundo pesquisas, as epidemias encontram terreno propício nas regiões com aglomerações populacionais e condições precárias de higiene, em que ocorre grande proliferação de ratos dividindo espaço com os homens.

Mudança de data
Em função da gripe A o evento Produsul – Feincos teve sua data alterada. A informação é de que agora o evento acontecerá entre os dias 7 a 12 de outubro. As atrações continuam confirmadas, como Victor e Léo e César Menotti e Fabiano. Tal iniciativa vem atender o que determina o decreto nº 2.625, baixado pelo prefeito Manoel Bertoncini. Tá certo...

Decepção
Eu, que já estava contando com a participação do piloto alemão Michael Schumacher, me decepcionei ao saber ontem que ele não irá mais substituir o piloto brasileiro Felipe Massa. Algo há! Muito mais do que uma simples dor no pescoço, motivo alegado pelo alemão. O fato é que seria muito interessante vê-lo alinhado ao lado dos outros pilotos, e com um carro, em tese, inferior. Barrichello, Alonso, Lewis Hamilton e os outros novatos dariam a vida para superar, vencer e até, quem sabe, humilhar o heptacampeão. Gostaria muito de ver tal embate... é uma pena!!!

Condenação curiosa
O norte-americano Clifton Williams, de 33 anos, foi acompanhar o julgamento de seu primo no tribunal do Condado de Will, no Estado de Illinois (EUA), mas acabou condenado pelo juiz Daniel Rozak a seis meses de cadeia porque bocejou durante a audiência, segundo reportagem do jornal americano “Chicago Tribune”. De acordo com o periódico, Williams bocejou quando seu primo, Jayson Mayfield, estava sendo julgado em um delito relacionado com drogas. Segundo o promotor do caso, ele bocejou alto, em uma clara tentativa de perturbar a audiência. Williams disse que ficou espantado com a decisão porque não tinha ideia que um juiz poderia fazer isso. De acordo com o “Chicago Tribune”, Rozak não tolera “brincadeiras” no tribunal e já aplicou condenações contra espectadores que não mantiveram seus celulares desligados ou que pronunciaram obscenidades durante o julgamento. Agora você já imaginou se existisse um “Rozak” aqui no Brasil? Com essa pandemia... Xô, gripe!

Digo e desdigo
O governador Luiz Henrique veio a público ontem se dizer contrário às inúmeras ações preventivas que estão sendo tomadas contra a nova gripe. Sabe-se do risco de uma pandemia, e o mais curioso é que a secretarias da Saúde do Estado, junto com governos municipais anunciaram inúmeras medidas a serem tomadas. Será que avisaram o governador? Este surto de contrariedade do nosso digníssimo governador carece de bom senso. Como se não bastasse, ele ainda “xingou” os prefeitos que tomaram tal iniciativa. Seguro morreu de velho, governador! E que não seja de gripe...

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm