segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Coluna Deka May do Jornal Diário do Sul (24/08/2009)

Tudo normal
Após os transtornos causados pelo vírus da gripe suína, a vida em Tubarão está voltando ao normal. O prefeito Manoel Bertoncini deu fim ao decreto que proibia atividades com aglomeração de pessoas. Escolas públicas, igrejas, cinema, shows e festas noturnas retomam suas atividades normais hoje. Relembrando que os cuidados adotados devem, ainda, permanecer.

Mensagem
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a graça de Deus não possa protegê-lo."

O velho... Leão!
Essa é fenomenal! O dono de um circo passou um anúncio no jornal, procurando um domador de leão. Apareceram duas pessoas: um senhor de boa aparência, aposentado, beirando os 70 anos, e uma loira espetacular de 25 anos. O dono do circo fala com os dois candidatos e diz:
- Eu vou direito ao ponto. Meu leão é extremamente feroz e matou os meus dois últimos domadores. Ou vocês são realmente bons, ou vão durar 1 minuto! Aqui está o equipamento - cadeira, chicote, pistola. Quem quer entrar primeiro? A loira fala:
- Eu vou!
Ela ignora a cadeira, o chicote e a pistola e entra rapidamente na gaiola. O leão ruge e começa a correr na direção da loira. Quando falta um metro para ela ser alcançada, a loira abre o seu vestido e fica totalmente nua, mostrando todo o esplendor do seu corpo. O leão para como se tivesse sido fulminado por um raio! Ele se deita na frente daquela loira monumental e começa, como um gatinho, a lamber os seus pés! E assim, pouco a pouco, ele vai subindo e lambendo aquele corpo escultural durante longos minutos! Finalmente, ele se deita de novo com a cabeça nos pés da loira. O dono do circo, com o queixo caído até o chão, diz:
- Eu nunca vi algo assim na minha vida! Ele se vira para o velhinho e pergunta:
- Você consegue fazer a mesma coisa?
O velho responde:
- Claro! É só tirar o leão de lá...

Mudar o mundo
Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo...
Cuide da saúde do planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta compartilhamos com ele os mesmos efeitos e consequências de sua exploração...
Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres...
Acredite em um mundo melhor. Coragem, honestidade, sinceridade, fé, esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua honra e caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo...
Tenha humildade, faça o bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende a fazer o bem e atrair o bem para você mesmo. Trabalhando, valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos...
Busque a verdade, a perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida...
Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela justiça, paz e amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande amor...

Liberdade
“As coisas que você possui acabam te possuindo.
Você só é realmente livre após perder tudo. Pois aí não terá o que perder, e, enfim, encontrar-se-á livre”.

Nas escolas
A partir do ano que vem será obrigatório por lei o ensino de espanhol nas escolas brasileiras. Apenas 15% dos alunos do Ensino Médio estudam em estabelecimentos que oferecem aulas do idioma. Com 11%, a média é pior na rede pública, mas a situação da particular está longe da ideal, com 51%. O ensino de espanhol se tornou obrigatório com uma lei de 2005, que estabeleceu prazo de transição de cinco anos. A escola tem que oferecer o idioma. Para o aluno, o curso é optativo, desde que haja outra língua obrigatória.

O salto da verdade
Recebi, e como o momento é apropriado, aproveito e repasso: “Ludwig Wittgenstein, filósofo alemão do século XX, afirmou, certa vez, que tinha enorme respeito por aqueles que, não se calando, tentavam dizer o que, para ele, não poderia ser dito porque não haveria condições de dizer - que ele resume em uma conhecida frase: “Aquilo que não pode ser dito, deve calar- se!!!”. Para o filósofo, quem se dedica a isto é como alguém que se atira em um salto, a fim de expressar um desejo de falar o que estaria para além da linguagem. São estas coisas aparentemente impossíveis de serem ditas e conceituadas com justeza - embora seja incontestável sua existência para qualquer ser humano. É preciso, então, dar este salto”. É isso aí...

Das utopias
“Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos se não houver a mágica presença das estrelas!”

Respeito e valores
“Nem todos podem fazer um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa”.

Abra a porta
“Não perguntes à felicidade quem ela é, nem de onde veio... Apenas abra a porta para que entre...E feche-a, para que não fuja!”

O bicho
“Vi ontem um bicho na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem”.

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/colunistas/deka.htm